Foi na ilha da Madeira que se deu o pontapé de saída inaugural desta jornada. A 19 de dezembro (quinta-feira), Marítimo e Sp. Braga defrontaram-se num jogo muito disputado no meio campo mas com finalizações pouco concretizáveis, por parte de ambas equipas.

Pouco antes de chegar ao intervalo, a equipa de Pedro Matins já vencia por duas bolas a zero, no entanto, aos 43 minutos, os bracarences conseguiram reduzir a vantagem madeirense, marcando um golo.

Já na segunda parte, o Sp. Braga aproximava-se mais da baliza adversária, conseguindo chegar ao empate aos 81 minutos e estava feito o resultado final.

No início da noite de sexta-feira, o Estádio do Dragão era palco do duelo entre o Futebol Clube do Porto e o Olhanense.

Com sede de pontos, os pupilos de Paulo Fonseca entraram no jogo para ganhar e assim, aos 30 minutos Magala aproveitava o canto batido por Carlos Eduardo e fazia o 1-0 para a formação azul e branca.

Durante a segunda parte, os dragões não baixaram o ritmo e a intensidade de jogo e conseguiram marcar não um mas mais três golos, derrotando assim a formação algarvia por quatro bolas a zero.

Logo depois, o Vitória de Setúbal recebia o Sport Lisboa e Benfica, no Estádio do Bonfim.

Apesar do regresso do técnico Jorge Jesus ao banco, as tropas encarnadas tiveram uma exibição que não convenceu, chegando ao intervalo sem qualquer remate à baliza.

A tática do Vitória de Setúbal conseguia bloquear às águias nas suas manobras e permitia um contra-ataque rápido, embora o golo estivesse longe de concretizar.

Quanto à segunda parte, o Benfica chegou à baliza dos sadinos por três vezes e fez dois golos, um deles de penalty e estava feito o resultado final.

Na tarde de sábado (21/12), a 14ª jornada registava um empate, entre o Paços de Ferreira e o Rio Ave.

Foi um jogo sem golos mas com muita luta por parte de ambas as equipas. Por um lado, a formação pacense que precisava com urgência de pontos e, por outro lado, os vilacondenses que necessitavam de compensar fora, os resultados menos positivos que têm registado em casa.

Ao final da tarde era a vez da “Briosa” de Coimbra se deslocar até à cidade berço de Portugal, Guimarães.

Durante o jogo, a Académica cometeu alguns erros defensivos, ficando reduzida a 10 jogadores, com a expulsão de Halliche aos 34 minutos de jogo.

Numericamente em vantagem no campo, o Vitória de Guimarães, fez juz ao seu nome e derrotou os estudantes por três bolas a zero, alcançando assim o 5º lugar na tabela classificativa.

Para encerrar os jogos de sábado, o Sporting Clube de Portugal recebia o Nacional da Madeira, em Alvalade.

Durante os 90 minutos, os leões dominaram o jogo apesar de ser evidente alguma ineficácia na concretização final das jogadas.

Contrariamente aos jogos anteriores, a equipa comandada pelo técnico Leonardo Jardim não conseguiu fazer golos. Aliás, até conseguiu colocar a bola dentro das redes defendidas pela formação madeirense, no entanto, o árbitro Manuel Mota Silva invalidou o golo, por entender que Slimani teria derrubado o jogador do Nacional, Miguel Rodrigues.

Polémicas à parte, o jogo resultou no empate sem golos mas o Sporting mantem-se no primeiro lugar do pódio, com os mesmos pontos que o Porto e o Benfica.

A 14ª jornada termina domingo (22/12) com dois jogos, um em Barcelos e outro no Restelo.

Pelas 16h15, o Gil Vicente que não vence há cinco jornadas era surpreendido por um Arouca forte e decidido.

O Arouca de Pedro Emanuel dominou a batalha em campo, conseguindo vencer o Gil Vicente, por três bolas a zero.

Logo depois, no Restelo, disputava-se o último jogo de 2013, entre Belenenses e Estoril.

Não se pode dizer que tenha sido um bom espetáculo de futebol, com grandes emoções. No entando, houve lugar para alguns lances perigosos por parte do Estoril mas a defensiva do Belenenses estava lá para impedir a equipa comandada por Marco Silva de chegar ao golo. O jogo terminava assim com um empate sem golos.

Tabela de Classicativa:

tabela 14ª jornada

{module Always On}

{module Pub}