Canoa na água, pagaia na mão e siga a marinha. Pode parecer simples, mas não o é. A canoagem tem muitas modalidades, já para não falar dos diferentes tipos de canoas e pagaias.
A canoagem chegou a Portugal no início do século XX, com a introdução dos kayaks por parte dos pescadores de bacalhau. Ali por volta de 1935, o rio Leça, no norte do País, começou a ver os primeiros adeptos desta modalidade a vaguear pelas águas da região. Ao longo dos anos a canoagem tornou-se cada vez mais popular e alastrou-se ao resto do País. O sucesso foi de tal ordem que acabou por exigir que fosse fundada a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC). A FPC nasceu a 10 de março de 1979.
Algumas modalidades de canoagem
Estilo Livre – Nesta competição, o objetivo é fazer o máximo de manobras possíveis com a canoa, num determinado período de tempo. Quem obtiver a maior pontuação, vence o desafio.
Kayak Polo – imagina pólo aquático mas feito dentro de canoas. O Kayak Polo é isso mesmo, sendo que a bola pode ser jogada com as mãos ou com a pagaia. O jogo tem duas partes de dez minutos e são cinco contra cinco.
Kayak Surf – Surfar já não é só coisa de quem tem prancha. Agarrar na canoa e curtir umas ondas é o objetivo primordial desta modalidade de canoagem.
Longa Distância – Esta competição é simplesmente uma maratona de canoa, com uma distância que varia entre os 21 e os36 quilómetros.
Regatas em Linha – Esta é a modalidade mais conhecida e foi nesta que os heróis tugas ganharam as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos. Trata-se de uma corrida feita em linha reta, onde o mais rápido a cruzar a meta vence a prova.
K1, K2 ou K4?
Sabemos que os atletas olímpicos portugueses ganharam a medalha de prata na variante K2, mas afinal o que vem a ser isto de K1, K2 ou K4? Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o número de cada variante tem a ver com o número de pessoas que cada embarcação leva. O mesmo acontece em relação às canoas e às variantes desportivas C1, C2 e C4. Além disso, a diferença entre elas tem sobretudo a ver com a dimensão de cada um destes kayaks. Por exemplo, em K2 o kayak não pode ter menos de 18 quilos de peso nem mais de6,5 metros de comprimento. No K1, o peso mínimo é de 12 quilos e o comprimento máximo de5,2 metros. No caso do K4, o peso não pode ser menor que 30 quilos e a embarcação pode ter até11 metros de comprimento.
Canoa ou kayak – qual é a diferença?
Há poucas diferenças entre um kayak e uma canoa. Para começar, a carlinga (a zona em que a pessoa entra na embarcação) é aberta na canoa, ao passo que no kayak é fechada. Além disso, no kayak o atleta pode remar apenas sentado. No caso da canoa, a pessoa pode remar de joelhos.
Outra diferença importante está nos remos. Na canoa, o remo tem apenas uma pá e rema-se apenas de um lado do barco. Com o kayak, o atleta pode remar alternadamente, usando as duas pás do remo.
Prata da casa
Foram a única alegria portuguesa nos Jogos Olímpicos de 2012. Emanuel Silva e Fernando Pimenta conseguiram uma medalha de prata nos mil metros de canoagem, na variante K2. E por pouco não conseguiram o ouro. O primeiro lugar ficou a uma mísera distância de 53 centésimos de segundo.
Mas a dupla bem tinha avisado: “Isto é o culminar de muito trabalho, nós viemos para ganhar medalhas”, garantiu Emanuel Silva no final da prova. A prestação lusa foi fraca mas este prémio acabou por compensar a presença das quinas em Londres.