O evento desafiou os jovens alunos da ETPM a praticar modalidades desportivas adaptadas. Uma iniciativa realizada no âmbito do projeto “SPORT 4 ALL”, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude | Programa Desporto para Todos e que teve a colaboração do Instituto Politécnico de Setúbal e da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal – Apcas.

Nesta manhã, os alunos ETPM passaram pela experiência de praticar algumas modalidades de desporto adaptado, nomeadamente Goalball (modalidade desportiva paralímpica criada exclusivamente para pessoas cegas), Boccia Adaptado, Voleibol Adaptado. Os jovens foram ainda convidados a realizar um circuito em cadeiras de rodas. “É muito importante participarmos nestas atividades porque, assim, conseguimos perceber o esforço adicional que as pessoas com deficiência fazem…. E conseguem!”, afirmaram os jovens.

Alunos da ETPM experimentam Desporto Adaptado

As atividades foram orientadas pelos alunos do IPS de Ciências do Desporto, integradas no seu plano de estudos. Mas segundo o Professor Mário Espada, do IPS, “mais do que a avaliação, pretendemos desenvolver nestes jovens a capacidade de encontrar formas de inclusão nos exercícios físicos adaptados e como dirigi-las”. Mário Espada desenvolve um projeto de sensibilização e inclusão para a prática do desporto adaptado juntamente com Fernando Santos, Cátia Ferreira, Teresa Figueiredo, Danilo Ferreira – Selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas.

A Apcas desenvolve projetos de Reabilitação Social para pessoas com Paralisia Cerebral, na área da Educação, Cidadania, Inclusão e Desporto, e, hoje, juntou-se à Associação Nuno Mata para a realização desta iniciativa. A Escola Técnica Profissional da Moita, através do Grupo Disciplinar de Educação Física e da Pf.ª Ana Firme, colaborou na iniciativa que se integra também no Projeto Piloto Educação Inclusiva nas Modalidades de Dupla Certificação.