A oferta formativa do Politécnico de Tomar para o próximo ano letivo abrange Cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP), Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas. Para este último ciclo de estudos, a Escola Superior de Tecnologia de Tomar oferece um grande número de formações, que procuram responder aos desafios atuais.

Entre estes, encontra-se o Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional, que pretende formar profissionais com capacidade de agir como facilitadores da integração entre as tecnologias e as necessidades das organizações, que sejam atores e fomentadores de uma estratégia de inovação.
“Este curso visa formar gestores de informação, dotados de conhecimentos e competências conducentes à geração de conhecimento organizacional, através da utilização de técnicas e ferramentas de transformação de dados em informação significativa e útil na análise de negócio (Inteligência Organizacional), contribuindo assim para a geração efetiva de valor nas organizações”, realça Sandra Vilas Boas Jardim, coordenadora do curso.

 

Analítica e Inteligência Organizacional

O Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional desdobra-se em três semestres, durante dois anos, e está inserido numa instituição de ensino superior centrada no estudante. A formação, alinhada com as necessidades atuais e futuras das organizações, assenta em tecnologias disruptivas como base da Indústria 4.0 e Portugal 2020, e estabelece uma forte e efetiva ligação ao mercado de trabalho.

“Sem as competências de profissionais que transformam tecnologia de ponta em insights acionáveis, as grandes quantidades de dados de que dispomos de nada servem”, refere Sandra Vilas Boas Jardim. Hoje, as organizações dispõem de quantidades avultadas de dados, que aumentam o valor dos profissionais capazes de a partir deles extrair conhecimento. “Estes profissionais são responsáveis por reorganizar informações, identificar padrões e encontrar oportunidades e falhas, o que os tem tornado uma peça-chave dentro de qualquer organização”, assim explica a coordenadora do curso.

Este ciclo de estudos está focado na importância da integração coerente de Produtos (tecnologia), Processos (Negócio) e Pessoas (Capital Humano), enquanto pilares básicos de uma gestão de conhecimento, e permite aos estudantes um ensino com uma forte componente prática em contexto real de trabalho. O corpo docente, altamente qualificado e motivado, tem como foco a transmissão de conhecimentos especializados capazes de dotar os estudantes das competências necessárias para o exercício da profissão.

 

Competências adquiridas

Os estudantes do mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional irão, ao longo do curso, desenvolver e adquirir várias competências, entre as quais se destacam capacidades para:

• Projetar, desenvolver e implementar modelos, sistemas e aplicações de gestão informacional, de acordo com as normas legais e regulamentares das organizações;
• Compreensão e resolução de novos problemas, no âmbito de atividades de inovação e desenvolvimento, e do exercício de uma profissão especializada;
• Conjugar conhecimentos de diferentes áreas, lidar com questões complexas e desenvolver soluções para resolução de problemas ou melhoria do sistema.

A formação permite a aquisição de conhecimentos especializados, nomeadamente de: metodologias e tecnologias de integração e gestão de informação; métodos e técnicas de análise e processamento de dados; arquitetura organizacional de Business Intelligence, modelos, formas de implementação e utilização de diferentes ferramentas; sistemas de suporte à decisão organizacional; práticas de desenvolvimento de produtos e serviços TI alinhados com a organização e respetiva promoção.

 

Saídas Profissionais

O ciclo de estudos visa formar gestores de informação, dotados de conhecimentos e competências que lhes permitam liderar e orientar a conceção e o desenvolvimento de sistemas de informação, bem como definir, de forma autónoma ou colaborativa, estratégias, metodologias e instrumentos conducentes à promoção da inovação e aumento da eficiência dos processos organizacionais.

As principais saídas profissionais do Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional são Analistas de Dados, Gestores de Conhecimento, Gestores de Projetos de Business Intelligence e Gestores de Inovação.