A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, tem duas novas pós-graduações em Turismo Subaquático e Mergulho Científico. Os cursos, de carácter pioneiro em Portugal, são cofinanciados pelo Programa Operacional Mar 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.

«Sendo Portugal um país com tradições seculares na área marítima e marinha, há uma forte necessidade de capacitar recursos humanos para se tornar num país competitivo num mundo cada vez mais global, exigente e mais desafiante", explica o coordenador das duas pós-graduações, Marco Lemos, realçando que o Politécnico de Leiria, através da ESTM, "pretende colmatar esta falha através da criação destes dois cursos em estreita colaboração com as instituições e os agentes locais".

 

 

A pós-graduação em Turismo Subaquático, cujo período de candidaturas decorre até dia 24 de fevereiro, tem como objetivos "proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com as atividades subaquáticas", explica o Politécnico de Leiria, em comunicado, sendo que esta formação vai qualificar para a realização de imersões até 40 metros de profundidade. O curso destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do Turismo Subaquático, sejam profissionais das empresas marítimo-turísticas, estudantes ou outros interessados na área marinha e marítima.

Por sua vez, a pós-graduação em Mergulho Científico, cujas vagas já estão preenchidas nesta primeira edicão, destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do Mergulho Científico, nomeadamente biólogos e profissionais de áreas afins, geólogos, arqueólogos, bem como estudantes e investigadores destas áreas. O Mergulho Científico trata-se de uma ferramenta de trabalho com a qual os cientistas/investigadores obtêm dados sobre o ambiente subaquático.

Para mais informações, clica aqui.