Dirigido aos estudantes da Licenciatura em Design Global e de todos os Mestrados, o workshop intensivo terá a duração de 30 dias, é lecionado por professores da Domus Academy e pela fundadora da empresa italiana OBOYI, que desafiarão os estudantes a desenvolver soluções na projeção da identidade da marca de uma empresa ou na sua ampliação de uma entidade pré-existente.
Os estudantes terão contacto diário com os convidados internacionais e a oportunidade de desenvolver cenários e conceitos, utilizando uma combinação de estratégias de comunicação e ferramentas de design para projetar a “identidade de marca global” de uma empresa, uma linha de produtos e/ou de uma start-up. O ponto de partida do workshop baseia-se na observação de que a relação entre pessoas e marcas tende a ser cada vez mais como uma relação entre pessoas, na qual as marcas assumem uma conotação humana e uma personalidade, cujos valores centrais são representados através da imagem visual, comunicação, estilo e comportamentos, modelos de interação, tom e linguagem. O workshop inclui a abordagem ao design visual, ilustração e storytelling, identidade da marca e cultura corporativa, estratégias de comunicação (publicidade, eventos, marketing e estratégia de design) bem como canais de media (físicos e digitais).
Emmanuel Calderon, responsável pelo design da Domus Academy, Cecília Melli, especialista em estratégia de marca e diretora de arte dedicada à criação de identidade de marca, Elisa Chiodo, designer e especialista em estratégia de comunicação, e Bojana Nikodijevik, designer e fundadora da empresa OBOYI serão os palestrantes deste workshop.
Para Carlos Rosa, Diretor do IADE – Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, “através deste workshop oferecemos uma experiência internacional, com uma das mais conceituadas escolas de design da Europa, tendo como objetivo preparar os nossos estudantes para o mundo global, diferentes realidades e abordagens ao design. Esta iniciativa faz parte do nosso ADN e rodeamo-nos das melhores práticas e modelos internacionais. Recebemos muitos convidados e especialistas internacionais como também enviamos estudantes nossos para o estrangeiro, em especial na Licenciatura em Design Global, curso totalmente lecionado em inglês e que inclui um semestre fora. A experiência e o intercâmbio internacional é um pilar base do modelo académico do IADE - Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia.”