O estudante Pedro Laureano nutre uma enorme paixão pelo pensamento reflexivo, o que o levou a escolher estudar Filosofia no ensino superior. Contudo, o principal motivo pelo qual ingressou na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica foi o facto de ser um curso realizado em regime b-learning. “Este sistema de aprendizagem privilegia uma excelente articulação entre as diversas esferas da vida do estudante e o seu percurso académico”, considera o estudante.

 

Pedro Laureano

 O estudante Pedro Laureano considera que a licenciatura em Filosofia tem sido "uma experiência enriquecedora"


Sendo herdeiro da Licenciatura em Filosofia ministrada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica desde a sua criação, o curso, lecionado em regime de b-learning, surgiu em 2011, procurando, ao mesmo tempo, acrescenta o coordenador do curso, Luís Lóia, “inovar e colmatar uma lacuna que, naquela altura, sentimos existir: aliar a tradição de ensino às novas tecnologias aplicadas à transmissão de conhecimentos. "Desta forma, é possível ampliar a oferta desta formação que, em outro regime, não chegaria a um público tão vasto”, acrescenta o coordenador.

Até ao momento, Pedro, que frequenta o 2º ano da licenciatura, afirma que as expetativas iniciais, que o fizeram tomar esta decisão, foram suplantadas pela “enriquecedora experiência que tem sido esta odisseia”. A Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, além de credenciar os estudantes em termos académicos, promove, ainda, um “notório sentimento de confiança que favorece, inegavelmente, a sua integração no mercado de trabalho”.


Cada vez mais, no mundo empresarial, há uma crescente procura por profissionais com formação filosófica para áreas que exigem o pensamento crítico e a solução de problemas com variáveis complexas. Para tal, a licenciatura da Católica é ministrada por um corpo docente que considera proporcionar aos estudantes uma lecionação de excelência. Os conteúdos programáticos selecionados permitem, de acordo com o aluno, “o alcance de uma visão globalizante da realidade, possibilitando, por conseguinte, a emergência de um olhar crítico sobre os diversos espectros da existência humana”.

Licenciatura combina aulas presenciais com aulas ministradas à distância

Esta Licenciatura em Filosofia, em regime de b-learning, é um curso pioneiro em Portugal, no âmbito dos estudos filosóficos de 1.º Ciclo do Ensino Superior. Combinando aulas presenciais com aulas ministradas a distância, este regime “confere grande autonomia aos alunos na construção do seu percurso escolar, providenciando, ao mesmo tempo, um acompanhamento permanente da figura do Tutor da Licenciatura e a disponibilidade de todos os Docentes para, a qualquer momento, reunirem presencialmente com os seus alunos”, reitera o coordenador do curso, considerando esta uma das maiores vantagens da licenciatura em questão. 

Com alunos espalhados pelo mundo desde o Brasil, passando por Angola, Colômbia, Espanha, Inglaterra, entre outros, a licenciatura é de grande exigência para o seu corpo docente, explica Luís Lóia, exigência essa que é “compensada pela proximidade, interesse e empenho dos nossos alunos que, no seu conjunto, formam uma efetiva comunidade filosófica”.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.