Caraterizado por ser um curso com uma forte componente prática e estágio, o CTESP "Práticas Laboratoriais em Próteses Auditivas" possibilita ao estudante um “contacto muito próximo com a realidade profissional e com as empresas de reabilitação auditiva”, conta a coordenadora do Laboratório de Próteses Auditivas, professora Paula Lopes. 

Para quem tem interesse na licenciatura em Audiologia, este será também um bom primeiro passo, pois permite o acesso ao 2º ano da licenciatura, com equivalência a unidades curriculares do 1º ano desse curso.


A formação pode interessar a todos aqueles “que gostam da área da saúde, em particular da reabilitação sensorial - neste caso, auditiva”, refere a coordenadora, acrescentando que “também é adequada às pessoas que estão ligadas à reabilitação auditiva através da venda aparelhos auditivos, mas que não têm formação superior na área”. É ainda uma formação vocacionada para a receção em centro auditivo ou loja das pessoas com perda auditiva e para o ensino de pequenas reparações e ajustes aos aparelhos auditivos e outros auxiliares auditivos.

Estes profissionais, com o curso CTESP "Práticas Laboratoriais em Próteses Auditivas", podem trabalhar em centros de reabilitação auditiva, ao nível da receção e no ajuste aos moldes e reparações. Podem ainda “assistir o audiologista no acompanhamento das pessoas com perda de audição e, sob sua orientação, dar apoio às pessoas com deficiência auditiva em centros de dia, escolas e demais instituições”, finaliza a professora Paula Lopes.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.