Apesar da “regulamentação legal rigorosa associada ao sector” existem vários fatores que intervêm na qualidade e segurança dos alimentos produzidos e comercializados, exigindo uma “estrutura técnica e operacional que responda a um objetivo comum, garantir a qualidade e segurança alimentar ao consumidor final”. Daí a necessidade de ter profissionais formados e especializados na área. 

O Técnico de Controlo e Qualidade Alimentar é o profissional qualificado para executar, acompanhar e supervisionar as atividades e operações ligadas à produção e controlo de qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, assim como, durante a distribuição e comercialização de alimentos, de acordo com os referenciais de qualidade e segurança alimentar. 


Entre as várias atividades que poderão ser desempenhadas por estes técnicos destacam-se: Assegurar a qualidade e a segurança em processos de produção, transformação e conservação de produtos alimentares; Aplicar técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo de qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados; Realizar determinações analíticas de parâmetros de controlo de qualidade nas áreas alimentares; Inspecionar produtos e controlar processos de fabrico ou serviços, de forma a verificar a sua conformidade com as normas de qualidade e de segurança, e entre outras.

É ainda dada a possibilidade de progressão de estudos, com acesso, através de concurso especial, à licenciatura em Saúde Ambiental. Considerando as principais áreas de atuação desta licenciatura (Saúde Pública, Segurança e Saúde no Trabalho e Gestão do Ambiente e Qualidade de Vida), “consideramos que haverá interesse em ingressar no CTeSP apresentado, sendo também uma forma de possibilitar a progressão de estudos para o nível de licenciado e superior”.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.