Se tens interesse pela área da engenharia, conhece quatro Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) que o Politécnico de Tomar tem para oferecer:
#1 CTeSP em Manutenção e Reabilitação de Sistemas Ferroviários
Esta formação superior na área das Ferrovias pretende “colmatar a escassez de técnicos superiores especializados no domínio dos sistemas ferroviários, uma área que tem vindo a crescer nos últimos anos e que se prevê em crescimento nos próximos anos em Portugal”. O plano de estudos visa a formação e capacidade de aplicação de conhecimentos dos estudantes na resolução de problemas reais do setor ferroviário.
O técnico especialista na reabilitação e manutenção de sistemas ferroviários “é o profissional que de forma autónoma ou integrado numa equipa, participa no planeamento, coordenação e execução de tarefas, otimizando recursos e custos associados às atividades na área da reabilitação e manutenção de sistemas ferroviários”, quer no âmbito da operação oficinal de manutenção e reparação de equipamentos ferroviários quer em ambiente de infraestrutura dedicada, adotando metodologias preventivas, preditivas e corretivas a aplicar nos sistemas ferroviários.
O curso Técnico Superior Profissional em Manutenção e Reabilitação de Sistemas Ferroviários está vocacionado para a formação de profissionais especializados em diversas áreas das ferrovias e, em particular, permite o exercício da atividade de técnico superior em empresas: do setor da manutenção e reparação; do setor da edificação e manutenção; de projeto e desenvolvimento de sistemas ferroviários; e entre outros.
Este curso “tem um perfil único no contexto do país, sendo a única formação de nível 5 neste domínio”. É lecionado na cidade ferroviária do Entroncamento, com acesso às instalações da CP, o que permite uma ligação efetiva à realidade ferroviária, no contexto das matérias abordadas no curso.
Para saberes mais sobre este curso clica aqui.
#2 CTeSP em Manutenção de Sistemas Mecatrónicos
A formação específica de Manutenção de Sistemas Mecatrónicos “é uma área que cruza várias áreas desde a mecânica, à eletrotécnica, eletrónica, automação e robótica, entre outras, e encontra-se deficitária em Portugal”.
Com este curso, vais adquirir competências para: interpretar e elaborar de desenhos técnicos, modelos CAD 3D; fabricar componentes com recurso ao comando numérico computorizado e a técnicas de fabrico convencionais; propor soluções criativas para problemas abstratos no âmbito do projeto de equipamentos e sistemas de produção; medir e interpretar grandezas elétricas e projetar, simular, ensaiar e ajustar circuitos elétricos e eletrónicos; entre outros.
No mercado de trabalho, um técnico em ‘Manutenção de Sistemas Mecatrónicos’ estará apto para “desenvolver atividades nas áreas de manutenção, conceção, projeto, planeamento e fabrico, integrando tecnologias de mecânica, eletrónica, automação e informática, com vista ao desenvolvimento de produtos, sistemas e processos melhorados, conducentes a um aumento da qualidade e produtividade”.
Para saberes mais sobre este curso clica aqui.
#3 CTeSP em Construção Civil
Esta formação superior na área da Construção Civil pretende colmatar a escassez de técnicos superiores especializados no domínio da construção civil, “uma área que tem vindo a crescer nos últimos anos e que se prevê em crescimento nos próximos anos em Portugal”. O plano de estudos visa a formação e capacidade de aplicação de conhecimentos dos estudantes na resolução de problemas reais do setor da construção e do imobiliário.
O Técnico especialista em Construção Civil é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, “participa no planeamento, coordenação e execução de intervenções, otimizando recursos e custos associados, de projetos de construção civil e obras públicas, de manutenção e/ou reabilitação do património edificado”.
O curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil está vocacionado para a formação de profissionais especializados em diversas áreas do setor da construção civil e do imobiliário e, em particular: entidades da administração pública central, regional e local; entidades públicas e privadas cujo património apresente necessidades de intervenção; empresas de construção civil e obras públicas; empresas de fiscalização de obras de construção civil e obras públicas; empresas de manutenção e reabilitação do património edificado; entre outras.
Este CTeSP é “um curso com um perfil único no contexto do país, procurando dar uma visão abrangente sobre a construção e as atividades imobiliárias”. É um curso em associação entre o IPT, com forte tradição na área da Construção Civil, e a Escola Superior de Atividades Imobiliárias, com larga experiência na área do Imobiliário e funciona simultaneamente em Lisboa e Tomar.
Para saberes mais sobre este curso clica aqui.
#4 CTeSP em Automação Industrial
O curso Técnico Superior Profissional em Automação Industrial tem como objetivo a “preparação de técnicos nas áreas da automação, robótica e eletrónica, que são algumas das vertentes da área mais vasta que é a engenharia eletrotécnica”. Estes técnicos estarão capacitados para “projetar e programar sistemas de controlo e supervisão industrial”, bem como de sistemas de automação de casas e edifícios inteligentes e gerir e realizar tarefas de manutenção de sistemas de produção.
Para além de competências mais transversais e de suporte (linguagem e comunicação, matemática, manutenção, regulação e segurança no trabalho, etc.) e competências de base em engenharia eletrotécnica, o formado em Automação Industrial “vai adquirir competências específicas em programação em linguagens de alto nível, programação de microcontroladores, de autómatos industriais e de manipuladores robóticos”.
No mercado de trabalho, este técnico estará habilitado para ocupar as seguintes posições: responsável pela instalação, operação e manutenção de sistemas de automação e robótica; técnico de manutenção de sistemas de instrumentação e de produção; coordenador de equipas de desenvolvimento de soluções de automação; programador de equipamentos e sistemas; responsável pela formação de operadores de equipamentos e técnicos de manutenção.
O CTeSP em Automação Industrial é um curso que permite aos seus formandos “exercer atividades na área da automação e da robótica, que são áreas em franca expansão e onde a solicitação de profissionais mantém uma tendência em alta”.
Para saberes mais sobre este curso clica aqui.