A novidade foi comunicada pela própria ESEC, durante este mês: o acesso à licenciatura em Estudos Musicais Aplicados (EMA) [designação atual do curso de Música] passa a ser realizado através de concurso local. Na prática, isto implica que o processo de candidatura é realizado diretamente nesta escola superior do Politécnico de Coimbra. Para o diretor do curso, Rui Paulo Simões, esta mudança "torna o processo mais simples e rápido".

Os candidatos terão de realizar uma prova de ingresso (História da Cultura e Artes, História, Inglês, Literatura Portuguesa, Matemática ou Português). A estrutura da prova, explica Rui Paulo Simões é definida pelo regulamento arpovado pela tutela, "sendo a gestão de conteúdos a cargo do júri de exames".

O processo de candidatura implica ainda uma prova de Aptidão Vocacional Específica que avaliará os conhecimentos gerais de música e o desempenho vocal e instrumental do candidato, bem como uma entrevista.

 

 

Rui Paulo Simões acrescenta ainda que o concurso local traz vantagens para os candidatos: "É um avanço significativo na dinâmica e evolução que este curso vem revelando, e que agora atinge mais um dos objetivos propostos, conducentes a um curso renovado, moderno e atrativo para as novas gerações”.

A licenciatura em Estudos Musicais Aplicados compreende seis semestres, podendo os estudantes optar pelo Ramo de Música em Contextos Especiais (para especialização profissional em contextos de reabilitação ou reinserção social ou com comunidades específicas) ou de Música e Tecnologias (vertente ligada à ferramentas à criação, gravação, edição e produção musical, bem como à produção de espetáculos e gravação de fonogramas). Este é "o único curso de ensino superior de música prática entre Vouga e Tejo", sublinha Rui Paulo Simões.

Para mais informações, visita: https://www.esec.pt/estudar/cursos/estudos-musicais-aplicados