A Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto, encheu-se com o público mais novo e as suas famílias, no passado dia 15 de janeiro, numa sessão esgotada que deu início aos cinco dias de cinema que vão ocupar vários espaços da cidade do Porto. 

A vice-reitora da Cultura Universidade do Porto, Fátima Vieira, sublinha em comunicado que, com este prémio, procuram “distinguir o filme que mostre como estamos todos interligados, que desafie convenções, ative a imaginação e suscite mudanças de perceção da nossa vida”

O prémio, no valor de mil euros, será atribuído ao filme com maior impacto, por um júri constituído por vários elementos da Universidade do Porto: Daniel Floquet, estudante Internacional de Doutoramento e Investigador; Joana Caetano, doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e colaboradora do CETAPS - Centre for English and Anglo-Portuguese Studies; e Susana Serro, da Casa Comum, que coordena várias atividades ligadas ao cinema e audiovisuais.

 

 

Na competição internacional será atribuído o habitual Grande Prémio IndieJúnior Porto, no valor de mil duzentos e cinquenta euros ao melhor filme em competição. O júri é constituído por Gabriela Trevisan, investigadora e doutorada em Estudos da Criança; João Gonzalez, realizador, animador, ilustrador e músico, com formação em música clássica; e Laura Gonçalves, realizadora, animadora e pintora. 

O público também pode participar com o seu voto, para escolher o melhor filme. Ao filme mais votado pelo público será atribuído um prémio no valor de quinhentos euros.

Ainda na Casa Comum, no dia 27 de janeiro irá receber o tema central será a Hospitalidade. O Filme-Debate: Os desafios dos jovens estrangeiros e a sua integração, terá como ponto de partida será o filme Boa Viagem, de Fabio Friedli, a partir do qual será lançado o debate com a intenc?a?o de chegar a respostas sobre como e? que a comunidade pode participar na inclusa?o dos migrantes, com um sentido genuíno de hospitalidade.

Para saberes mais clica aqui.