Banff é uma cidade em Alberta, no Canadá, onde é possível encontrar um parque nacional se assume como um dos melhores destinos de ski e de desporto de ar livre do mundo. É por essa razão que, desde 1976, aí se realiza um festival de cinema dedicado a esta temática: o Banff Centre Mountain Film Festival (BCMFF).

O festival inclui uma world tour, sendo que, em 2019, está marcada a sua estreia em solo português. Depois de passagens por Canadá, Estados Unidos, África do Sul, China, Líbano, Chile, Nova Zelândia e Antártica, entre outros destinos, o BCMFF instala-se pela primeira vez no nosso país, com o apoio do Heden, hub criativo de coworking sediado em Lisboa.

Todos os anos, avança a organização, cineastas de todo o mundo submetem cerca de 400 filmes a concurso. Ao longo do tempo, acrescentam, "o festival evoluiu para se tornar uma celebração mundial de estórias ligadas ao meio ambiente, ecologia e procura da aventura".

 

Teaser da edição 2018/2019 do BCMFF (Fonte: Canal do Vimeo do BCMFF)

A 12 de outubro, o rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa recebe a primeira edição portuguesa do evento, onde serão apresentados oito dos 36 filmes que compõem o cartaz da edição de 2018/2019 do BCMFF: Rogue Elements: Corbet’s Couloir; Brothers of Climbing; The Moment; For The Love of Mary; This Mountain Life: Coast Range Traverse Segment; Surface; RJ Ripper e Reel Rock 12: Break On Through.

Para o coordenador do BCMFF, Mark Louie, a passagem deste festival por Portugal faz sentido, uma vez que se trata de "um país rico em serra e mar que muito tem atraído os amentes do desporto de aventura, nacionais e internacionais". "Acreditamos que a chegada do Banff Centre Mountain Film Festival a Portugal é a afirmação dessa tendência", reforçou, sublinhando esperar "contribuir para a valorização da riqueza e a diversidade natural do país, elevando Portugal como destino de eleição para os amantes desta prática”, conclui.

 

 

 

margo hayes break on through photo by greg mionske 3

 

 

Anualmente, a seleção de filmes do BCMFF viaja por mais de 40 países e atinge uma audiência superior a 550,000 pessoas em mais de 1300 sessões. 

Para saber mais, visita: https://www.banffcentre.ca/banff-mountain-film-book-festival

 

 

Pin It