Com o mote "um bom filme pode tornar a vida melhor”, um conjunto de entidades ligadas ao mundo da Justiça em Portugal organizam um ciclo de cinema na Casa do Cinema de Coimbra. A primeira exibição tem data marcada para 29 de setembro ("Dez Homens em Fúria, de Sidney Lumet"), incluindo o programa dois filmes adicionais exibidos em outubro e novembro. 

Em comunicado, a organização explica que este ciclo "resulta do desejo partilhado pelas entidades organizadoras de realizar atividades conjuntas, como forma de cimentar as relações entre os diversos operadores da justiça, e entre estes e os estudantes e estudiosos de Direito". "A Caça", de Thomas Vinterberg (20 de outubro), e "O Perdão de Maryam Moghadam", de Behtash Sanaeeha (24 de novembro), são as restantes películas programadas. 

 

 

 

 

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Coimbra do Sindicato dos Magistrados do Ministério Púbico, pela Direção Regional do Centro da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, pelo Conselho Regional de Coimbra, Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelos Caminhos do Cinema Português.

Este ciclo de cinema, aberto ao público em geral, tem por tema “a Justiça”, com o objetivo de promover, após os mesmos, um debate informal, acrescenta a mesma fonte. "Os filmes a exibir, todos sobre casos penais, são de diferentes geografias e estilos e espelham diversos aspetos da realização da justiça", revelam, antes de concluir: "São filmes que não deixam ninguém indiferente, que se prolongam para além da sua exibição, e que irão seguramente despertar nos espectadores o desejo de participar nos debates que terão lugar após exibição dos mesmos".

Podes saber mais sobre este ciclo aqui