No âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica, assim designado pela UNESCO, o Metropolitano de Lisboa, desde o passado mês de março, tem apoiado um ciclo de várias iniciativas, que se irão estender até ao final do ano, em parceria com o Departamento de Engenharia Química e do Núcleo de Estudantes de Engenharia Química, do Instituto Superior Técnico

Estas dinâmicas visam promover a tabela periódica junto dos clientes do Metropolitano de Lisboa e do público em geral. Nesse âmbito, amanhã, dia 3 de outubro, realiza-se a sétima ação proposta pelo Departamento de Engenharia Química do IST, desta vez sob o tema “Dia dos Metais”. 

Quem passar pela estação Alameda da linha Vermelha, pelas 17 horas do dia 3 de outubro, poderá, através de várias atividades, conhecer melhor os elementos metálicos da Tabela Periódica, mais conhecidos da vida diária. A maioria das máquinas e muitas estruturas, como o metropolitano, por exemplo, são feitos de um ou mais metais, devido à sua durabilidade e rigidez. Os clientes serão desafiados a responder a um breve questionário que irá testar, de uma forma leve e divertida, os seus conhecimentos sobre os elementos metálicos da tabela periódica, estando, ainda, prevista a escrita do seu nome utilizando os elementos químicos. Estará, igualmente, disponível na estação Alameda um “Photobooth”, para quem quiser tirar uma foto e partilhar o momento nas redes sociais. Serão distribuídos crachás e folhetos informativos relacionados com o tema.

Ainda no âmbito das comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica, estão previstas mais atividades nas estações de metro, a ter lugar nos seguintes dias:

17 de outubro: “O dia do nitrogénio”
31 de outubro: “Os luminescentes”
20 de novembro: “O último elemento”