Mosaico” é o nome da iniciativa que junta o BNP Paribas, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) e a Forum Estudante. Um programa educacional que pretende trabalhar o diálogo sobre a diversidade, através de ações de sensibilização e workshops em escolas portuguesas com uma grande diversidade cultural.

O projeto arranca neste ano letivo, em 5 escolas-piloto, nos distritos de Lisboa e Porto, que foram escolhidas pela diversidade cultural e étnica. O programa pretende incluir todos no debate, desde professores, a alunos e aos voluntários do BNP que escolham participar.

A apresentação do projeto realizou-se ontem, 10 de outubro, na Torre Ocidente das Torres Colombo, em Lisboa. Na sessão, marcaram presença Luciana Peres e Olivier Perrain, por parte do BNP, Rui Nunes da Silva, CEO do IPAV, e Félix Pinéu, da Forum Estudante.

Num “tempo de total e acelerada fragmentação”, Rui Nunes da Silva diz que este é um projeto que pretende trabalhar “na construção de pontes” e na promoção do “diálogo da diversidade”, intervindo assim no contexto das escolas.

O IPAV vai dar apoio logístico às ações do projeto, que está dividido em três fases, sendo a primeira marcada por ações de sensibilização nas escolas, a segunda por workshops e uma terceira que ainda se encontra em desenvolvimento e que será revelada mais tarde 

O CEO do IPAV aproveitou ainda para deixar como exemplo um dos projetos do IPAV, a Academia de Líderes Ubuntu, que está assente em torno de cinco pilares, “auto-conhecimento, auto-confiança, a empatia, a resiliência e o serviço”, com esta filosofia a ser partilhada com o projeto “Mosaico”.

Da parte da Forum Estudante, será efetuado o contacto com as escolas, a mobilização dos alunos e o trabalho dos conteúdos a partilhar com as escolas. Isto de forma a “dar visibilidade ao projeto nos meios da Forum Estudante e nos eventos em que presença, como a Futurália”, partilhou Félix Pineu. O administrador do grupo Press Forum acrescentou ainda que o projeto pretende “fazer os jovens perceber a importância da democracia, da igualdade, da diversidade e da inclusão”. 

Este é um projeto que também faz parte dos pilares do BNP, nomeadamente o pilar social que, segundo Luciana Peres, é “um compromisso em relação aos seus colaboradores” e que proporciona as ferramentas que ajudam “a desenvolver as competências necessárias para crescer dentro da organização”. O projeto tem por base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número dez “Reduzir Desigualdades” e pretende “dar igualdade de oportunidades na sociedade em geral, junto de crianças e jovens”.