'Western Society' é uma odisseia de trazer por casa, onde a civilização do século XXI cabe por inteiro no interior de uma sala de estar. Em palco, reconstitui-se a gravação de um vídeo caseiro de uma reunião familiar, num dispositivo que convoca a participação ativa dos espectadores para refletirem sobre a solidão, o consumismo, a intimidade ou a obscenidade dos reality shows. O espetáculo é uma produção dos Gob Squad, coletivo de artistas fundado nos anos 1990 em Nottingham, na Inglaterra, mas que opera presentemente a partir de Berlim, Alemanha, “habitando” um território em que a banalidade coexiste com a utopia e onde a presença física é amplificada pelas tecnologias digitais, ferramentas que otimizaram para introduzir o mundo real da vida quotidiana no mundo artificial do teatro.

Em 'Western Society', reconstituem em palco a gravação de um vídeo caseiro de uma reunião familiar. Este dispositivo, que convoca a participação ativa dos espectadores, é um revelador dos recantos mais luminosos e escabrosos da cultura contemporânea. Sim, a solidão, o consumismo, a procura de formas alienadas de intimidade, o sortilégio das canções pop, a obscenidade dos reality shows, a Internet como céu e inferno. 'Western Society' é uma sucessão disfórica de janelas que se abrem e se fecham, do palco de teatro ao ecrã de um telemóvel, do maior ao mais pequeno. O mundo encolheu? É isto a felicidade?

O espetáculo pode ser visto nos dias 17 e 18 de janeiro, no Teatro Nacional São João do Porto (TNSJ), às 21h00 (sexta-feira) e às 19h00 (sábado). O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. 

(Foto: David Baltzer)TNSJ estreia Western Society