Abu é o lugar onde decorre a ação de “Lições de Voo”, a nova criação do Teatro de Marionetas do Porto que estreia amanhã, 29 de março, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery. Concebido a partir de vinte ilustrações de João Vaz de Carvalho, “Lições de Voo” foi imaginado por Isabel Barros para um público de gente pequena ou, pelo menos, para todos aqueles que, sendo maiores de três anos, alguma vez sonharam que o corpo se libertava do peso e da gravidade, e que podia voar tão levemente como uma folha ou um pássaro. Em palco estarão dois atores-manipuladores e um conjunto de originais marionetas criadas por João Pedro Trindade.  

Figuras narigudas e um pouco peculiares, gente que se parece com aviões e aeroplanos que se confundem com pessoas, conduzem a viagem a este extraordinário lugar no deserto, onde toda a gente pode ser um pouco pássaro e um pouco brisa. O desejo do voo e a possibilidade de realizar o irrealizável dão corpo, assim, a um espetáculo que cruza disciplinas, mas também o sonho e a realidade.  

Com estreia marcada para as 21h30 de 29 de março, “Lições de voo” terá récitas também no sábado (15 horas), no domingo (11 horas) e ainda segunda-feira e terça-feira (10h30 e 15 horas). O espetáculo, uma produção do Teatro de Marionetas do Porto e do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, conta com música de Carlos Guedes e a interpretação de Micaela Soares e Vítor Gomes.

(Foto: Francisco Teixeira)