O dia começou no Centro das Artes, onde foi possível visitar o Atelier-Museu de António Duarte e o Museu Leopoldo de Almeida, dois dos mais importantes escultores portugueses e com obra de grande relevo na estatuária do séc. XX. Samuel Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria para a área da Cultura, conduziu esta visita, aproveitando o exemplo destes dois artistas para realçar o papel que o Centro das Artes tem, ao receber novos artístas, nacionais e estrangeiros, que aí desenvolvem os seus trabalhos e de como Caldas da Rainha se assume, cada vez mais, como uma "cidade das artes".

AeC2022 001

 

Ao lado do Centro das Artes, situa-se o Palacete do Visconde de Sacavém, que alberga o Museu da Cerâmica. Guiados pela diretora do Museu, Nicole Costa, foi possível observar o vasto espólio de peças cerâmicas, oriundas de todo o mundo, colecionadas pelo 2º Visconde de Sacavém, também ele ceramista.

AeC2022 012

Para o final do "tour" de museus, ficou o Museu José Malhoa, o primeiro edifício construido de raíz, em Portugal, para albergar uma coleção de pintura, tendo sido criado em 1933, ano da morte do pintor. José Malhoa, nascido em caldas da Rainha em 1855, é um dos mais famosos pintores portugueses, pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo influenciado muitos pintores nacionais do séc XX.

AeC2022 015

Escola de Artistas

À tarde, e depois de um almoço retemperador, foi tempo de ir à Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), onde Pedro Cá conduziu o grupo a um dos estúdios de audiovisuais da escola, para uma sessão fotográfica. Apesar de não ter havido tempo para explorar todos os espaços da ESAD.CR, ficámos a saber que esta oferece uma formação artística muito variada, da escultura à pintura, passando pelo som e imagem ou diversas vertentes do design, entre outras, existindo oficinas e espaços de trabalho dedicados a cada área e todos acessíveis aos alunos. 

AeC2022 002

 

Daí seguimos para o Espaço Silos, Contentor Criativo, para conhecer o atelier partilhado por 8 jovens artistas, alunos e ex-alunos da ESAD.CR. Pedro Lobo, ceramista, apresentou-nos o espaço, bem como os colegas de atelier e as suas obras. Para além do Pedro, a Sofia Venâncio, Margarida Martins, André Silva, Diogo Cardoso, Carlos Mestre, Sofia Alvernaz e Raquel Capitão são os restantes artistas que desenvolvem o seu trabalho neste hub criativo, quer em cerâmica quer em artes plásticas. O Pedro a Sofia e o Diogo guiaram-nos pelo espaço e explicaram-nos algumas das técnicas usadas na produção de peças cerâmicas.

AeC2022 006

 

Amanhã há mais

À noite foi tempo de convívio na residência de estudantes Rafael Boradalo Pinheiro, do Politécnico de Leiria, onde os participantes da Academia Art&Cultura ficam alojados durante a sua visita a Caldas da Rainha e Óbidos. Óbidos será o destino amanhã, com algumas surpresas e uma visita à Feira Medieval.