Mas antes de saberes o que podes encontrar no ensino profissional, importa saberes no que consiste e quais são os seus objetivos! Esta via de ensino nasceu em 1989 com o intuito de estruturar a formação profissional inicial de jovens.

No início do ensino profissional apenas existiam algumas áreas de educação e formação - artes e ofícios, construção civil, eletrotecnia/eletrónica, mecânica, química, design, serviços comerciais e administração. Hoje, com 30 anos de existência, esta via de ensino abrange cerca de 50 áreas de educação e formação e tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho, dotando-os de competências e conhecimentos necessários para o exercício de uma profissão.

Como já deves ter percebido a diversidade de ofertas de formação é vasta, o que significa que os teus gostos e interesses estarão certamente espelhados num dos cursos profissionais existentes.

 


 

Hoje, com 30 anos de existência, o Ensino Profissional abrange cerca de 50 áreas de educação e formação e tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho

 


 

Aqui poderás escolher um caminho entre tantos possíveis, desde trabalhar em processos de produção, como técnico de transformação de polímeros, ser um técnico comercial bancário, dar apoio a crianças e à comunidade, tornares-te num intérprete de dança contemporânea, dedicares-te às ciências farmacêuticas, seres um técnico de gestão cinegética, explorar a produção agropecuária, seres um profissional da construção naval, especializares-te em pintura artística de azulejo, seres um técnico de desenho de mobiliário e construções em madeira, exerceres funções ligadas ao apoio psicossocial, tornares-te num profissional da aquicultura, entre outras opções.

 

 

3

 

O dobro das vantagens

Já imaginaste concluir o 12.º ano e ao mesmo tempo aprenderes uma destas profissões? Com os cursos profissionais isso é possível, pois a vertente prática é aliada à profissional, conferindo-te, no final da tua formação, o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, o que significa uma certificação escolar (nível secundário) e uma certificação profissional.

Mas há mais vantagens! Além de adquirires o know-how necessário para enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho, no final dos três anos do curso poderás optar por continuar a estudar, através do ingresso no ensino superior.

Ficaste entusiasmado? Não percas mais tempo e acede ao site do Catálogo Nacional de Qualificações (www.catalogo.anqep.gov.pt) e descobre todas as informações sobre os referenciais de formação dos cursos profissionais, ou seja os seus objetivos e a sua estrutura. Depois desta consulta, acede ao Portal da Oferta Formativa (www.ofertaformativa.gov.pt) e encontra as escolas que lecionam o curso que pretendes. Boa sorte!

 

1