A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Universidade NOVA de Lisboa celebraram hoje, dia 6 de junho, um Protocolo de Cooperação com foco nas áreas da Educação e da Investigação para promover a cidadania ambiental, criar valor para a cadeia de gestão na reciclagem das embalagens e apoiar o desenvolvimento da estratégia de Sustentabilidade da universidade.

A parceria prevê ainda o apoio na identificação de necessidades de infraestruturas e equipamentos que promovam a recolha seletiva de embalagens nas várias Unidades Orgânicas da Universidade, de forma a contribuir para o cumprimento das ambiciosas metas da Reciclagem em Portugal impostas pela legislação nacional e europeia.

A Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, Júlia Seixas, afirma que “A parceria com a SPV é para nós essencial porque fornece os instrumentos necessários às diferentes escolas da NOVA para poderem trabalhar uma componente que deve merecer toda a nossa atenção, a reciclagem de embalagens”. Júlia Seixas acrescenta ainda que “este protocolo é também uma oportunidade para o desenvolvimento de investigação e inovação em vários domínios científicos em que a NOVA trabalha. Acreditamos que a parceria com a SPV irá ajudar a NOVA a tornar-se numa organização líder em matéria de reciclagem”.

protocolocompressed


Implementar programas de formação, criar campanhas de comunicação e sensibilização junto da comunidade académica ou promover eventos e iniciativas com o objetivo de ampliar a mensagem que incentive a mudança de comportamentos e a adoção das boas práticas na separação das embalagens para reciclagem estão entre as ações a desenvolver ao abrigo deste Protocolo de Cooperação entre a SPV e a Universidade Nova de Lisboa - que inclui a Reitoria, as nove Unidades Orgânicas e os Serviços de Ação Social. As iniciativas abrangem uma comunidade de mais de 22 mil pessoas, que inclui estudantes, professores, investigadores e pessoal não docente.

“Vamos apostar em campanhas de formação, de sensibilização e a comunicação de proximidade, com enfoque na reutilização e reciclagem de embalagens; estimular iniciativas inovadoras de separação de resíduos; e assim dar o nosso contributo para alavancar a estratégia de sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa”, refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

Está também prevista a criação de metodologias para a monitorização dos resultados das ações implementadas para avaliar a replicabilidade, noutros contextos, das técnicas, estratégias e métodos desenvolvidos.

Para saberes mais clica aqui.