A Semana da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas arranca já amanhã, 24 de junho, em Carcavelos, com o primeiro evento intitulado Fórum da Juventude e da Inovação. 150 jovens de todo o mundo, de 30 nacionalidades, reúnem-se durante três dias, de sexta-feira a domingo. 

A novidade é o INNOVATHON, uma maratona Tecnológica concebida e desenvolvida pelo CEiiA, onde estes jovens durante 24 horas, vão desenvolver ideias para resolver problemas relacionados com os oceanos. As melhores soluções serão acompanhadas, nos próximos 12 meses, por mentores internacionais de forma a apoiar a implementação dos conceitos propostos.


Os desafios incidem em cinco temáticas principais: portos e transporte marítimo com zero emissões; comida oceânica saudável; energias renováveis oceânicas; mapeamento dos oceanos; e lixo marinho. Durante as 24 horas da maratona (que se inicia sábado, 25 de junho, às 12h) as várias equipas serão acompanhadas por mentores e por especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas e expertises, nomeadamente do mundo empresarial, académico, organizações não governamentais e governantes.

A abertura da INNOVATHON conta com as presenças confirmadas do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, de Nadia Ahmed, Chief Administrative Secretary – State Department for Youth Affairs, do Governo do Quénia, de Daniel Traça, Dean da Nova SBE, bem como de Gualter Crisóstomo, cofundador da iniciativa.

António Guterres marca presença domingo de manhã

A manhã de domingo, dia 26 de junho, conta com a presença do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que se juntará na praia de Carcavelos, a partir das 12h, aos jovens do INNOVATHON. Para além da abertura da sessão plenária da Conferência dos Oceanos, este será o único evento com a presença de António Guterres. Este momento conta, ainda, com a participação dos Presidentes da República de Portugal e do Quénia, Marcelo Rebelo de Sousa e Uhuru Kenyatta, do Primeiro Ministro Português, António Costa, a CEO do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo, e de Jason Mamoa, conhecido ator por papéis em produções como “Game of Thrones” ou “Aquaman”.

Para saberes mais clica aqui.