O que é?

O Ano Zero é um curso preparatório, lecionado numa Universidade, onde podes continuar a estudar, mediante o pagamento da propina e cumprimento de requisitos, mas na realidade ainda não entraste no Ensino Superior. Terás aulas que te preparam para os exames nacionais e algumas disciplinas do curso escolhido, mas caso não consigas ou queiras fazer as provas de ingresso, não podes continuar a frequentar a licenciatura.

 

Para quem?

Podem recorrer ao Ano Zero todos os estudantes que completaram ou frequentaram, pelo menos, uma vez o 12.º ano e deixaram uma ou duas disciplinas por concluir.

 

red school blur factory 451



Quando são as inscrições?

As datas das inscrições mudam mediante a instituição de ensino. Normalmente, as candidaturas são feitas entre julho e setembro. Podes obter estas informações na secretaria da instituição de ensino superior.

 

Como entro para o Ensino Superior?

Em algumas Universidades são dadas equivalências a disciplinas que podes vir a lecionar nesse ano, mas no final, precisas de ter as provas de ingresso concluídas, de forma a entrares pelo concurso nacional de acesso (método normal de entrada no Ensino Superior).

 

library la trobe study students 159740

 

Onde?

Este método existe em várias universidades públicas e privadas. No início, o melhor será escolheres o curso que queres seguir e, posteriormente, saber que instituições têm essas licenciaturas e se têm compatibilidade com o Ano Zero.

 

Quais as vantagens?

Este método dá-te a oportunidade de "frequentar" um curso superior que pode corresponder, ou não, às tuas expetativas. Caso não correspondam e queiras tirar outra licenciatura, diferente da escolhida no Ano Zero, podes continuar os teus estudos e seguir outra área.