Imagina-te a usar um objeto do dia-a-dia. Qualquer um. Pode ser um telemóvel, um eletrodoméstico, ou até um computador. Agora imagina que esse objeto avaria e tu tens um curso que te deu o conhecimento para o arranjar e assim colocares em prática o que aprendeste. 

Estas são profissões para quem gosta de meter mãos à obra, arranjar aparelhos eletrónicos ou um meio de transporte. A FORUM deixa-te aqui seis recomendações de áreas profissionais que podem vir a ser do teu interesse no futuro.

#1 Técnico/a de Mecatrónica Automóvel

O ofício de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel é o ideal para quem gosta automóveis e motores. Num curso como este adquires competências como “diagnosticar, reparar e verificar” motores, sistemas de arrefecimento e lubrificação, dos sistemas elétricos e eletrónicos dos veículos. 

Os profissionais da Mecatrónica Automóvel aprendem também a fazer a interpretação de esquemas elétricos e eletrónicos, fazem o planeamento, a preparação e o controlo do trabalho de oficina. Exercem funções também no controlo de qualidade do serviço, garantindo a satisfação dos clientes. Estes técnicos podem trabalhar em empresas de mecânica automóvel, concessionários de automóveis, comércio de componentes eletrónicos para automóveis e centros de inspeção.

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


#2 Técnico/a de Mecânica Naval

O Técnico de Mecânica Naval deve ter conhecimentos na operação, manutenção e reparação de sistemas mecânicos e eletromecânicos no que toca a navios de marinha de comércio, de pescas, tráfego local, terminais portuários, entre outras competências. Atualmente, em Portugal, existem Cursos Técnicos Superiores Profissionais para avançar na formação superior destes técnicos.

Quem se profissionaliza nesta área tem diversas opções à sua escolha em termos de saídas profissionais, podendo ser maquinista em navios de marinha de comércio, pescas e tráfego local, tripulante de embarcações que operam no setor marítimo turístico, técnico de manutenção e reparação de equipamentos mecânicos a bordo de instalações flutuantes marítimas, técnico de manutenção industrial, entre outras opções.

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


#3 Técnico de Informática

Se gostas das novas tecnologias e de estar rodeado de computadores então esta é a opção para ti. Como Técnico de Informática tens como responsabilidade a instalação, configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes e ter competências nas áreas de administração de sistemas, redes ou cibersegurança. Aprendes também a interação dos diferentes componentes do computador e a otimizar estes equipamentos, alargando a sua vida útil.

No que respeita a saídas profissionais, tens várias opções podendo exercer a função de técnico de manutenção de equipamentos informáticos, técnico de assistência informática, técnico de software e hardware e até exercer funções administrativas como administrador de TI.

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


#4 Técnico de Redes Elétricas

O Técnico de Redes Elétricas tem como função a preparação, coordenação e organização do trabalho da construção, manutenção e reparação de equipamentos em redes de distribuição de energia elétrica de baixa, média e alta tensão. Outras funções incluem assistência a avarias e clientes, instalação de equipamentos de contagem, efetuar manutenções preventivas e/ou corretivas. 

Este técnico pode desenvolver a sua atividade profissional em empresas dos setores privado e público que tenham necessidades ao nível da construção, manutenção ou reparação de instalações elétricas. Um Técnico de Redes Elétricas também pode exercer a sua profissão por conta própria.

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


#5 Técnico de Eletrónica e Telecomunicações

Esta é para os amantes de aparelhos eletrónicos e de telecomunicações. O Técnico de Eletrónica e Telecomunicações tem como funções de atividade a instalação, configuração, manutenção e reparação de redes de telecomunicações e equipamentos eletrónicos, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos, executar testes e ensaios, desenvolver e apoiar na elaboração de relatórios técnicos e manuais de apoio ao utilizador, entre outras funções.

Os profissionais de eletrónica e telecomunicações podem exercer a sua atividade em empresas que operem e prestem serviços de telecomunicações, que efetuem a instalação de redes de telecomunicações ou prestem serviços de assistência, manutenção e reparação técnica de equipamentos eletrónicos.

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


#6 Técnico de Eletrónica, Automação e Comando

Quem sabe tu não tens um gosto por robótica. Como Técnico de Eletrónica, Automação e Comando tu deverás, autonomamente ou em equipa, planear, executar e dirigir a execução, instalação e manutenção de automatismos industriais, assegurar o cumprimento dos requisitos de qualidade e segurança, ou planeamento e controlo da produção.

Como profissional nesta área poderás trabalhar em empresas de robótica e telecomunicações, de manutenção industrial e reparação de equipamentos, de assistência técnica e desenvolvimento de projetos e na área das instalações elétricas e domótica (que é a automatização de recursos habitacionais).