A ideia da criação da plataforma Tryp.com ocorreu no verão de 2019. Na altura, André Sousa, um dos cofundadores da plataforma, estava a planear umas férias pela Ásia. “Andámos a saltar por cidades na China e na Tailândia e demorámos imenso tempo a planear. Estávamos à procura de voos baratos, e como era estudante na altura, tínhamos também bastante flexibilidade a nível de tempo”, conta. 

Foi nesta fase que nasceu a ideia de criar uma plataforma que automatizasse o processo de encontrar voos baratos e sugerisse viagens. “Durante essas férias participei numa competição de startups, durante um curso de verão na China, em que apresentei esta ideia da Tryp.com. O projeto acabou por ganhar a competição contra startups de vários países”.

Em 2019, André estava a estudar na Dinamarca. Assim que voltou das férias na Ásia, entrou em contacto com alguns colegas para tornar real o projeto da plataforma. “Tivemos dois anos com uma equipa de seis cofundadores a trabalhar neste projeto, e no verão de 2021 decidimos deixar os nossos trabalhos para nos dedicarmos a tempo inteiro à Tryp.com”, referiu André.

Em entrevista à FORUM, André conta que nunca imaginou trabalhar nesta área. “Estudei engenharia mecânica no ISEL, que não tem muito a ver com viagens (risos)”. Sempre gostou de trabalhar com estudantes, e foi através da experiência com os mais jovens que adquiriu competências de liderança para coordenar o projeto. Na Dinamarca, tirou o mestrado em Desenvolvimento do Produto e Inovação. Trabalhou como professor e investigador numa numa universidade dinamarquesa, trabalhou numa startup de robótica e, neste momento, dedica-se a tempo inteiro à Tryp.com.

Uma “ferramenta de criação” 

Para André, o sucesso obtido da plataforma Tryp.com está relacionado com a diferenciação no mercado. “Um site genérico de uma agência de viagens pergunta-te ‘onde é que estás’, para ‘onde é que queres ir’ e as datas de viagem”. Ou seja, são uma ferramenta de pesquisa. “Na nossa plataforma não perguntamos exatamente quando queres viajar, mas quando estarás livre. O nosso motor procura e cria combinações de voos, transporte e acomodação, e encontra aquilo que é mais interessante para o utilizador”, explica. 


 

“O nosso motor procura e cria combinações de voos, transporte e acomodação, e encontra aquilo que é mais interessante para o utilizador”


Ao criar várias combinações possíveis, a plataforma atribui também uma pontuação para a viagem. O objetivo do motor, acrescenta André, é criar viagens que tenham uma avaliação muito boa, em relação a localização, preço e horário: “A nossa plataforma não é uma ferramenta de pesquisa, é uma ferramenta de criação”.

Na Tryp.com o utilizador pode evitar cidades onde já esteve e fazer outro roteiro com base no tipo de viagem que pretende, como uma viagem de luxo ou económica. Para testar a plataforma, André decidiu testar datas em que estava disponível e realizar uma viagem. “A plataforma sugeriu uma viagem para a Bulgária e decidi experimentar. Nunca lá tinha estado e gostei imenso da experiência inesperada. É isso que pretendemos, que as pessoas não estejam focadas em algo específico, mas que abram a mente e possam, quem sabe, ter a viagem da sua vida”.


 

“Pretendemos que as pessoas não estejam focadas em algo específico, mas que abram a mente e possam, quem sabe, ter a viagem da sua vida”


Pouco tempo depois da empresa ter sido criada, o mundo viu nascer uma pandemia, e com ela vieram todas as restrições e complicações para as empresas de viagens. Contudo, de acordo com André, “o tempo de confinamento permitiu-nos estar debaixo do radar de um processo que é bastante complexo, a desenvolver esta tecnologia, e agora estamos a expandir para o mundo com o foco de lançamento em Portugal”, numa altura em que as pessoas puderam voltar a viajar. 

Uma equipa jovem 

O dia-a-dia de um jovem empreendedor acarreta muitos desafios, conta André Sousa. “É um bocado caótico (risos). Temos de fazer um pouco de tudo”. Desenvolver uma estratégia de marketing, falar com investidores, fazer anúncios ou avaliar localizações são algumas das atividades envolvidas. “O horário é bastante cansativo, mas como equipa temos um foco muito grande. Criámos algo que permite às pessoas poupar dinheiro e ter experiências únicas. Acreditamos que, com esta visão, podemos chegar bastante longe”, acrescenta. 


 

“Não temos hierarquia na nossa empresa. Este é um modelo [de negócio] mais dinamarquês do que português”


Trabalhar e gerir uma equipa jovem, sendo também jovem, foge um pouco ao sistema tradicional de uma empresa. “Não temos hierarquia. Este é um modelo de empresa mais dinamarquês do que português”, explica, ressalvando que, ainda assim, existe alguém que toma as decisões mais pesadas. Contudo, garante, todos os membros da empresa sentem-se à vontade para criticar o que considerar necessário: “Como somos jovens e ‘outsiders’ à indústria, podemos desconstruir aquilo que é uma agência típica de viagens”.

Neste momento, a equipa da Tryp.com é composta por 15 pessoas. Em 2023, entre julho e novembro, a empresa registou um "crescimento de 500%", de acordo com Hélio Domingos, o chief tecnology officer da startup. O próximo ano promete várias novidades a nível de produto e melhorias no sistema, esperando-se o lançamento da nova aplicação para dispositivos movéis.

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