Esta é a 10.ª edição da iniciativa, que conta com a participação de 268 jovens cientistas coordenados por 57 professores, provenientes de 39 instituições de ensino. As categorias a concurso são Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Sociais, Economia, Energia, Engenharias, Física, Ciências da Computação, Matemática e Química. Os distritos de Aveiro, Castelo Branco e Leiria lideram as participações, com 58 % dos participantes.

O 24.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, cujos resultados serão apresentados nesta Mostra Nacional de Ciência, bate records de participações. Face a 2006 esta Competição de Ciência, a nível nacional, apresenta um crescimento de 185%. Este ano foram apresentados 163 projetos, entre os quais foram escolhidos 100 para apresentar no evento. A competição esteve aberta a estudantes do ensino básico, secundário ou do primeiro ano do ensino superior.

A avaliação e seleção dos trabalhos esteve a cargo de um Júri designado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O conjunto integrou representantes da Direção Geral da Educação e do Ministério da Educação, da Agência para a Energia e da Agência Portuguesa do Ambiente e, ainda, professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas a concurso.

Esta Mostra Nacional de Ciência é já considerada um das maiores a nível europeu. A partir deste encontro de ciência, a Fundação da Juventude, promotora do Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, entre elas a Final Europeia, a Intel ISEG ou a Semana de Investigação sobre Animais Selvagens, a Mostra Internacional de Ciência e Engenharia – MOSTRATEC e o Certame Zientzia Azoka.

Podes consultar aqui a lista dos 100 trabalhos selecionados e o programa da X Mostra Nacional da Ciência.

{module 105}

{module 181}