Os Exames Nacionais são sempre uma fase importante do ano letivo para os estudantes do Secundário. Os professores não falam noutra coisa, é preciso ir trabalhando a média, os trabalhos e exercícios acumulam-se. Um pouco por todo o país, os estudantes começam a estudar com afinco desde cedo, para assegurarem as melhores notas.

O estudo em si é algo fundamental quando se tem como objetivo a aprovação em provas deste tipo. É necessário salientar, contudo, que existem outros fatores que podem levar a uma situação de sucesso nestes casos. As explicações com a Superprof, por exemplo, mostram-se bastante eficazes nestes momentos.

A Forum Estudante tem 9 dicas para te preparares melhor para esta fase de Exames!

Dicas para estudares para a 2ª fase 02

Começa já
A preparação para exames de grande importância deve ser feita com bastante antecedência, para que todos os conteúdos possam ser apreendidos. Outro ponto que não deve ser deixado de lado é a revisão das matérias, já que o que não ficou muito claro deverá ser reforçado nesta situação.

Conhece os tópicos que serão avaliados
Tão importante quanto apreender os conteúdos, é conseguir uma correta interpretação do que será abordado nos exames. É necessário lembrar que as avaliações, sobretudo as de grande importância, contam com tópicos que remetem para as competências a serem avaliadas mediante o desempenho dos seus participantes. Por isso, informa-te bem sobre os enunciados e sobre os critérios de avaliação, bem como todas as regras para o dia do exame.

Desenvolve a capacidade de interpretar textos
Ler com atenção os enunciados das questões é fundamental. Mesmo que tenhas aprendido profundamente uma matéria, a má interpretação do texto costuma implicar vários erros. O nervosismo diante das avaliações pode também causar isso. Dessa forma, é preciso que mantenhas a calma e desenvolvas o hábito de interpretar com cuidado o que lês. Podes ver enunciados de exames de anos anteriores para te familiarizares com o estilo da avaliação.

Compreende a importância da organização dos estudos
Manter um certo grau de organização também é necessário. Elaborar um cronograma pode ser bastante útil, uma vez que poderás acompanhar o que tens de aprender a respeito de cada um dos temas que poderão estar presentes nos exames. Além disso, manter o material didático em ordem torna mais fácil a rotina de estudos.

Dicas para estudares para a 2ª fase 03

Não te esqueças da leitura e de outras fontes de atualização
Ler é um hábito útil para diversas áreas da vida. Assim como as matérias que integrarão uma determinada avaliação, também podes fazer disso uma fonte de diversão e descontração, já que podes escolher géneros literários da tua preferência. Materiais informativos, tais como jornais e revistas de boa fonte, podem igualmente ser desfrutados por quem estuda para os exames.

Dá prioridade às matérias em que sentes mais dificuldade
Conforme vais avançando nos seus estudos, podes enfrentar mais dificuldades em relação a determinadas matérias. Uma dica é anotar todas as dúvidas e procurar esclarecê-las com professores em sala de aula ou através de aulas de reforço online. São justamente estes pontos que podem comprometer a performance nas provas, daí a importância de que sejam devidamente esclarecidos.

Mantém uma rotina saudável
É normal que fiques tenso e ansioso nas vésperas dos exames e que abras mão de noites bem dormidas. Isto, porém, pode ser bastante prejudicial para a tua saúde e a tua concentração. Desse modo, recomenda-se que haja equilíbrio entre a rotina de estudos e as demais atividades, tais como práticas desportivas, lazer e uma boa qualidade de sono.


Dicas para estudares para a 2ª fase 04

Conta com auxílio profissional

No momento de te preparares para qualquer exame, uma maneira para te sentires mais preparado é através da procura de ajuda especializada. Por outras palavras, pelo facto dos professores particulares serem altamente capacitados, o aluno terá o que de melhor há em termos de ensino.

Conta com professores particulares ou explicadores
Estes profissionais, para além de conhecerem maneiras inovadoras de ensino, conseguem dedicar muito tempo aos seus alunos. Há também uma perceção mais clara diante das dificuldades que possas vir a ter. Assim sendo, podes aliar o que aprendes na escola com o que as aulas de reforço te irão proporcionar.

Descobre uma nova forma de interpretar conteúdos
Muitas das dificuldades na vida são questões que envolvem pontos de vista diferentes. Isso também se aplica quando o assunto é o ensino. Poderás ter melhores condições para elaborar novas observações acerca da realidade, incluindo as matérias que serão ensinadas.