21 885 47 30 | geral@forum.pt

Se tens um gosto especial pela comunicação, há várias carreiras que te permitem pisar o terreno de quem trabalha com palavras e imagens. Conhece 5 profissões para um futuro ligado a esta área.

Jornalista

Dentro do universo comunicativo, o foco de um jornalista está na informação. É esta a matéria-prima trabalhada por estes profissionais, independentemente do tipo de meio de comunicação utilizado (textual, sonoro ou visual). O acesso à profissão é regulado pela Comissão da Carteira de Jornalista, sendo necessário concluir com aproveitamento um período de estágio que terá 12 meses de duração (detentores de um curso de comunicação social) ou 18 meses (para os restantes casos).

pexels photo 518543

 

Por ser uma profissão essencial nos equilíbrios da sociedade, a atividade jornalística tem associada um conjunto de direitos, como acesso a fontes de informação e locais públicos ou garantias de independência, liberdade de expressão e de sigilo profissional. Pela mesma razão, este profissional tem também o dever de se reger pelo conjunto de princípios determinados pelo Código Deontológico do Jornalista: relatar factos com rigor e exatidão, combater a censura e o sensacionalismo, rejeitar o tratamento discriminatório ou salvaguardar a presunção de inocência são apenas alguns exemplos. Domínio da língua portuguesa, curiosidade, cultura geral e capacidade de pesquisa são algumas das características decisivas nesta atividade.

 

Animador Sociocultural

Este profissional trabalha habitualmente com grupos, de forma a promover o desenvolvimento sociocultural, ou seja, a melhorar a qualidade de vida e/ou a inserção na sociedade dessa comunidade. Para tal, os animadores socioculturais organizam, promovem e executam atividades de caráter educativo, desportivo, lúdico ou turístico, por exemplo. Em comum, estas atividades poderão ter como objetivo promover a cultura, animar comunidades, estimular o desenvolvimento pessoal e novas competências.

pexels photo 339620

 

Nesta medida, estes profissionais podem trabalhar em locais como Jardins de Infância, Lares de Terceira Idade, Colónias de Férias, Autarquias ou Ateliers de Tempos Livres. A sua ação pode também ter uma componente estratégica, ou seja, de planeamento de projetos de intervenção mais abrangentes ou de diagnóstico de situações de risco ou de futuras áreas de intervenção. Capacidade de empatia, criatividade e dinamismo são qualidades imprescindíveis, sendo que capacidade liderança e de organização poderão também ser importantes.

 

Designer

Juntar criatividade e conhecimento técnico é a principal missão destes profissionais. O seu objetivo passa por conceber espaços, produtos, materiais ou imagens, tendo sempre por base preocupações com a componente estética. Nas vertentes mais ligadas à comunicação, estes profissionais são os responsáveis por conceber a imagem de jornais e revistas, cartazes publicitários ou (numa vertente cada vez mais relevante) criar páginas, sites e portais na Internet (webdesign).

pexels photo

 

Nestes casos, os designers tendem a incorporar equipas multidisciplinares (como redações ou equipas criativas), trabalhando em proximidade com os restantes membros no desenvolvimento do produto. Esta é uma área marcada pela existência de muitos profissionais freelancers que trabalham para diversos clientes simultaneamente. Para além de ser criativo e de dominar a componente técnica, um designer deve possuir capacidade de resiliência, de planeamento e de adaptação à evolução estética e tecnológica.

 

As profissões na área da comunicação inserem-se num contexto global
onde a interligação e o consumo de informação são crescentes

 

Relações Públicas

Tal como o nome indica, as funções destes profissionais estão ligadas à representação de uma empresa ou organização. O ou a relações públicas assume-se como o elo de ligação entre a instituição e os seus clientes ou público. Contudo, nem tudo é virado para o exterior: cabe também a estes profissionais fazer a ponte entre os funcionários e a administração.

pexels photo 573565

 

As suas tarefas ligam-se à análise da opinião do público, à execução de estratégias de marketing ou publicidade, à organização de eventos (como festas ou conferências) e manter o contacto com os órgãos de comunicação social. Este trabalho é geralmente desenvolvido em gabinetes especializados nesta área, envolvendo deslocações frequentes para estabelecer contactos com outras empresas ou instituições. Capacidade de comunicação interpessoal, de argumentação e de liderança poderão ser qualidades decisivas, com destaque ainda para o domínio das novas tecnologias de comunicação e para competências de planeamento.

 

Marketing

A missão dos profissionais da área do Marketing pode resumir-se da seguinte forma: fazer a ponte entre os produtos (bens ou serviços) e os potenciais consumidores (ou utilizadores). Para tal, é fundamental conhecer as principais tendências, de forma a saber adaptar os produtos e serviços às necessidades do público. Desta forma, as suas tarefas mais relevantes passam pela realização de estudos de mercado e pelo contributo para a estratégia de comunicação da empresa, garantindo a sua eficácia.

hands people woman working

Tudo isto, sem esquecer a análise da concorrência (produtos, preços e vendas). Este trabalho é realizado, geralmente, nos gabinetes da empresa ou organização, sendo que as deslocações são frequentes. São essenciais capacidade de planeamento e análise (nomeadamente dos riscos, vantagens, ameaças e oportunidades). Por outro lado, para além da criatividade, características como comunicação interpessoal e a versatilidade poderão fazer a diferença.

 

Pub Huawey PSmart+
Pub Glion
Pub Sitestar
Últimas - Profissões
Profissões
09 Abril 2019

Tens jeito (e gosto) para, através do traço e das cores, exprimires o que te vai alma ou refletires o mundo em teu redor? Nestas páginas damos-te a conhecer algumas das muitas variantes do Desenho que podes abraçar no teu caminho laboral.

Profissões
28 Março 2019

Se tens um gosto especial pela comunicação, há várias carreiras que te permitem pisar o terreno de quem trabalha com palavras e imagens. Conhece 5 profissões para um futuro ligado a esta área.

Profissões
28 Março 2019

Conhece cinco saídas profissionais para quem sente que a sua vocação é trabalhar com os mais novos.