21 885 47 30 | geral@forum.pt

Depois de terminares o Ensino Secundário, a tua escolha não passa obrigatoriamente por uma licenciatura ou o mercado de trabalho. Conhece os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Se, após concluíres o 12.º ano de escolaridade, sentires a necessidade de ganhar novos conhecimentos mas, ao mesmo tempo, quiseres preparar-te para desempenhar uma profissão num curso de duração mais curta, os CTeSP podem ser a opção certa para ti.

Esta formação surgiu há quatro anos e garante-te uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Desde então, têm-se assumido como uma nova forma de entrada no Ensino Superior. Com a duração de dois anos (quatro semestres letivos), estes cursos conferem-te 120 créditos ECTS (Unidades do Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos).

Estes créditos dividem-se em três vertentes: geral (teórica), tecnológica (prática) e formação em contexto de trabalho, sendo que o peso de cada vertente difere consoante o curso que escolhas. A componente geral ou teórica poderá corresponder até 30% do currículo. Por outro lado, a formação em contexto de trabalho nos CTeSP (obrigatoriamente garantida pela instituição de ensino) tem uma duração não inferior a um semestre curricular.

pexels photo 256401

No ano letivo anterior, contabilizaram-se 12 mil alunos nesta modalidade de ensino, espalhados pelo país. Ainda que a procura por este tipo de cursos tenha estabilizado um pouco, os números mostram um aumento de mais de 10% de alunos, face ao ano letivo anterior. Uma tendência de crescimento que tem marcado os primeiros passos desta opção formativa. No momento inaugural, em 2014/15, apenas 395 alunos deixaram-se seduzir por esta via. No ano seguinte, a procura aumentou exponencialmente para mais de 6400 alunos. Contas feitas assistiu-se a um impressionante aumento de 1500%.

 

Acesso
O acesso a um CTeSP é regulado por um concurso organizado por cada Instituição de Ensino Superior. Assim, cada uma destas instituições irá fixar e publicar o regulamento próprio dos seus cursos técnicos superiores profissionais. Os prazos, regras, critérios e classificações são, por isso, específicos de cada formação. Como tal, deves informar-te junto da instituição sobre as condições requeridas.

Regime Especial para Ensino Profissional
Nas contas do acesso aos CTeSP há ainda um regime especial para os diplomados do ensino profissional. A DGES sublinha que “os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente” (nas escolas ou entidades em rede com um instituto politécnico) têm prioridade na ocupação de até 50% das vagas para as quais reúnam as condições de ingresso.

Propinas e apoios
Os estudantes de CTeSP têm os mesmos direitos que os estudantes de licenciaturas e mestrados, no que toca ao pedido de uma bolsa de estudos e à utilização dos serviços de ação social. O valor das propinas não poderá ser superior ao valor máximo estipulado por ano letivo (1068€ anuais em 2016/2017) e é, em regra, “inferior a 1000 euros”, esclarece a Direção Geral do Ensino Superior, no seu site.

clinic doctor health hospital

E depois de um CTeSP?
Depois de terminares um CTeSP, podes ainda sentir que não é a altura de ingressar no mercado de trabalho. Nesse caso, estes cursos colocam ao teu dispor um concurso especial de acesso a uma licenciatura. Neste processo, as disciplinas que concluíste durante o CTeSP poderão ter equivalência no âmbito da licenciatura que escolheste.

Oferta formativa
Desde a sua criação, em 2014, os CTeSP têm aumentado a sua presenças nas Instituições de Ensino Superior portuguesas. 

 

Pub EF_2019_1
Pub Opto
Pub Sitestar
Últimas - Acesso Superior
Acesso Superior
22 Fevereiro 2019

Entrar no Ensino Superior pode obrigar a alguma ginástica... de orçamento. Trazemos-te 7 formas de poupar. 

Acesso Superior
20 Fevereiro 2019

Precisas de um apoio financeiro? Há bolsas, apoios, empréstimos e direitos que te podem ajudar, na tua caminhada para o Ensino Superior. Conhece aqui algumas das tuas opções.

Acesso Superior
20 Fevereiro 2019

Acabaste o ensino secundário e chegou uma nova fase na tua vida: Cansado da burocracia? Intrigado com o processo? Confuso com as datas? Nós damos-te uma ajuda.