À medida que a tarde avança, os 14 projetos finalistas vão passando pelo palco do auditório da sede da CAP, em Lisboa: bolachas sustentáveis, temperos naturais, soluções de software e monitorização de colmeias ou cervejas artesanais são apenas alguns exemplos. 

Em comum, estes projetos criados por estudantes do Ensino Superior procuram apresentar soluções inovadoras para o setor agrícola, no âmbito do desafio "Cultiva o teu Futuro". Em específico, para a atividade apícola.



Podes acompanhar a final do concurso "Cultiva o teu Futuro" em direto, através do Facebook (Fonte)



“O mel parece uma coisa simples, mas é um dos grandes enigmas da natureza, que os humanos não conseguem imitar”, explicou o Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, na receção dos participantes. A escolha deste tema para a oitava edição do concurso “Cultiva o teu Futuro” prende-se com o facto, acrescentou, deste ser um tema com mais Ciência do que muitos imaginam: “Com mel também se faz negócio, dele também se vive e se é empresário”.

De resto, reforçou o presidente da CAP, este concurso para o público estudante do ensino universitário e politécnico vai no sentido, precisamente, “de encontrar alternativas inovadoras às profissões em ambiente rural, florestal e agrícola, seja de forma exclusiva ou complementar”.

 

 

cap O concurso em que os jovens cultivam o futuro

 

 

Em quase todas as edições passadas, o foco esteve na inovação, em áreas como Laticínios, Cereais ou Vinícola. “A juventude deve procurar formas de acrescentar valor de forma diferente”, reforçou Eduardo Oliveira e Sousa.

 

Mais do que agricultura

Nesta edição, referente ao ano letivo 2018/2019, registaram-se 793 inscrições, num total de cerca de 500 projetos. No total, estiveram envolvidos quase 2500 alunos, oriundos de mais de 100 instituições de ensino superior.

 

 

O concurso em que os jovens cultivam o futuro MG 2087

 

 

Os cursos com maior participação, revelou o presidente da CAP, são das áreas de Marketing, das Tecnologias e do Design. Um dado que, para Eduardo Sousa Oliveira, “mostra que a Agricultura não é um tema exclusivo das escolas e cursos agrícolas, nem dos agricultores. Diz respeito à sociedade, de forma geral”.

 

 

"[...] a Agricultura não é um tema exclusivo das escolas
e cursos agrícolas, nem dos agricultores. Diz
respeito à sociedade, de forma geral”
.
Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP

 

 

O dirigente da confederação revelou ainda o tema para a edição 2019/2020 do desafio “Cultiva o teu Futuro”: os frutos secos – um tema em “grande expansão” e cujas potencialidades não terminam nos frutos de casca rija, sublinhou Eduardo Sousa e Oliveira.

 

 

Apresentação da oitava edição do Concurso "Cultiva o teu Futuro" 

 

 

No final, a vitória sorriu à equipa Commel, composta por estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). A proposta distinguida consiste numa gama de temperos naturais, criados à base de mel. Os vencedores recebem agora um prémio monetário de 5000 euros. 

O segundo prémio foi atribuído à equipa criadora do projeto zDrone Flourdo Instituto Politécnico de Viseu, que recebeu, desta forma, um prémio de 2500 euros. A ideia de negócio consiste numa farinha de proteína animal produzida a partir dos subprodutos da atividade apícola. 

 

O concurso em que os jovens cultivam o futuro

Pin It