Fotografia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa das primeiras ações do programa RdT, em 2016 (Créditos: Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República)


#1 Dia Nacional de Agricultura na Escola


dnawra

A primeira edição do Dia Nacional de Agricultura nas Escolas realizou-se em 2017. Desde então, neste dia, são mobilizadas escolas do 1.º ao 12.º ano de todo o país, para a realização de atividades de divulgação e promoção da agricultura junto dos seus alunos. A cada ano, em média, participam no DNAE cerca de 200 escolas de todo o país, sendo que cada edição tem um foco num tema em específico. Em 2021, este dia vai realizar-se em novembro, em data a anunciar. 

Neste dia, estudantes e instituições de ensino assinalam a importância da agricultura para um desenvolvimento sustentável, despertando potenciais vocações para o setor. Workshops, exposições, passatempos ou encontros com profissionais são apenas alguns dos exemplos de ações já realizadas ao abrigo desta iniciativa da Forum Estudante e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Todas as escolas estão convidadas a participar nesta iniciativa.

 

Melhores momentos do Dia Nacional da Agricultura nas Escolas

 

Em 2020, o foco esteve no tema “Evolução Tecnológica da Agricultura”, sendo que, para a dinamização deste dia, é disponibilizado no site do projeto um kit pedagógico com ideias e materiais destinados a professores, para ajudar ao desenvolvimento das atividades mais adequadas à sua escola e comunidade. Contudo, poderão ser integradas nesta atividade quaisquer ações que cumpram o objetivo de evidenciar a importância da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável.


#2 Programa
Agroescola

 
agroescola

Hortas pedagógicas, aulas na horta, plantação de árvores ou criação de sistemas de compostagem. Estas são algumas das formas como o Agroescolas tem levado o tema da Agricultura até aos escolas nacionais. O programa descreve-se como uma ação de “incentivo junto das escolas para o desenvolvimento de boas práticas e atividades anuais ligadas à agricultura e ao mundo rural”. O objetivo final é “aumentar a literacia agronómica junto dos jovens”. 

Durante a edição de 2020/2021 participaram neste programa escolas distribuídas por 16 distritos de Portugal Continental e Ilhas, sendo que o programa está aberto a inscrições por parte das escolas (de todos os ciclos de ensino) que tenham interesse em aderir. Esta adesão é realizada através de inscrição no site Agroescolas, preenchendo o formulário de contacto em redescobriraterra.forum.pt. 

 

O Agrupamento Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, partilha a sua experiência enquanto Agroescola.

 

Para formalizar a adesão, as escolas devem apresentar um plano de ação que inclua atividades continuadas que envolvam a comunidade escolar e que contribuam para o principal objetivo do projeto – levar a Agricultura até à escola, promovendo a literacia agronómica junto dos jovens. Depois de realizada a inscrição, as escolas poderão contar com o acompanhamento especializado de técnicos da Confederação dos Agricultores de Portugal, bem como acesso a materiais, formações, entre outras vantagens. 

No final, a ação realizada por estas escolas será reconhecida pela atribuição do Agroselo, distinguindo o trabalho elaborado no âmbito do projeto. 

                                                                                                  

#3 Programa Agricool


DSCN7929
 

O Agricool leva 50 estudantes do ensino secundário ou profissional a fazer atividades presencias, durante três dias, numa Instituição de Ensino Superior ligada ao ensino agrário. Através destas ações que combinam aprendizagem e diversão, o objetivo é que os estudantes possam conhecer melhor a agricultura e o mundo rural, desconstruindo alguns preconceitos e ideias erradas sobre o setor agrícola.

O programa desta academia tem como prioridade a inclusão de atividades práticas, que poderão servir para descobrir ou encontrar vocações e profissões ideais para diversos perfis. Alguns exemplos de atividades realizadas em edições anteriores são atividades em laboratório, experimentação de tecnologia aplicada à agricultura ou workshops práticos. 

 

Agricool Live. Começou a viagem pelo mundo do ensino agrícola


Durante os cinco dias desta semana, a Forum vai visitar cinco instituições de ensino diferentes ligadas ao mundo agrícola, no âmbito da Agricool Live. A primeira paragem fez-se em Lisboa, no Instituto Superior de Agronomia.


 

«O objetivo desta iniciativa é mesmo Redescobrir a Terra. A maioria das pessoas têm uma ideia completamente errada do que é fazer hoje agricultura em Portugal. O setor modernizou-se e nós quisemos dar a conhecer aos jovens aquilo em que Agricultura se tornou», frisou o secretário-geral da CAP, Luís Mira, na sessão de encerramento da primeira edição da Agricool.

Depois de uma primeira edição presencial, em junho de 2019, este programa teve uma edição online – a Agricool Live –, durante o ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19. Uma nova versão presencial está agendada e será realizada até ao final de 2021. As inscrições deverão abrir em breve e estarão disponíveis em forum.pt.