#1 Drones


drones

Começamos por aquilo que pode, à primeira vista, não ter nada que ver com Agricultura: para que serve um drone no meio de um campo de milho ou cevada? Os drones são cada vez mais utilizados nos trabalhos agrícolas, para cumprirem uma variedade de papéis. Em primeiro lugar, ajudam a mapear e a fotografar os terrenos, permitindo ao agricultor um conhecimento aprofundado sobre os seus campos. Os drones são também utilizados para pulverizar as plantações ou para contar cabeças de gado, utilizando softwares que permitem uma maior precisão. Por outro lado, os drones podem ser utilizados como sistema de vigilância, quer em termos de segurança, quer também para localizar focos de incêndio antes de alastrar, por exemplo.  


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Robots de alta precisão


pexels tomas anunziata 3876417

Assim como os drones, existem já atualmente robots de alta precisão adaptados às exigências da atividade agrícola. Hoje em dia, é possível encontrarmos estufas inteiramente robotizadas, que demonstram as possibilidades de uma verdadeira agricultura de precisão. Os dados fornecidos pelos sensores são tratados e analisados ao segundo, permitindo uma intervenção exata e certeira, com poupança de recursos e maximização de resultados. A utilização da Inteligência Artificial avalia o desempenho e aponta soluções para todas as operações, analisando grandes volumes de dados e identificando padrões que nos passam despercebidos.

 
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#3 Hidroponia


farm 1554307 1920

A hidroponia consiste em cultivar plantas sem terra, utilizando uma solução nutritiva que fornece, na medida exata e de forma constante, todos os nutrientes que os vegetais necessitam. As raízes das plantas estão, assim, suspensas em meio líquido ou apoiadas em algum substrato inerte (como lã de rocha, por exemplo), mas sem a necessidade de estarem em contacto com o solo. Esta técnica permite e facilita o cultivo de praticamente qualquer planta em qualquer época do ano. Por outro lado, é uma técnica que permite reduções substanciais no uso de água, abrindo a possibilidade da criação de plantas em ambientes hostis e secos. 


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#4 Alimentos geneticamente modificados


salad 2756467 960 720

Também conhecidos como “transgénicos”, os alimentos geneticamente modificados são fruto da engenharia genética que produz alimentos com base em organismos que sofreram modificações específicas no seu ADN. Algumas dessas alterações genéticas dão às plantas maior resistência a pragas, maiores teores de nutrientes específicos, durabilidade mais extensa nas prateleiras e menos tempo para atingir a maturação. Com isso, é possível conseguir produtos com uma qualidade superior, mais nutritivos e com um custo menor, tanto para o produtor como para o consumidor final.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#5 Hortas verticais


vertical farm 916337 1920

Pode parecer uma tendência pouco tecnológica ou até já nem ser grande novidade, mas só recentemente é que as hortas verticais começaram a ser, mais do que cientificamente possíveis, também financeiramente viáveis. A verdade é que oferecem inúmeras vantagens, começando pela mais óbvia, que será a possibilidade de cultivar em ambientes urbanos com pouco espaço, obtendo assim produtos mais frescos e a um menor custo. As hortas verticais permitem também que os agricultores, em qualquer parte, façam um melhor uso do espaço disponível e possam, assim, cultivar culturas que não seriam, à partida, viáveis nas suas explorações.