21 885 47 30 | geral@forum.pt

Uma centena de estudantes participaram hoje no Dia do Animal, uma iniciativa organizada pela IACA. Ação permitiu apoiar 10 associações de proteção animal, com a doação de 12 toneladas de ração para animais domésticos.

"É difícil não gostar de animais", realçou, a certa altura, a Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Sorgal Petfood, Lídia Moreira. A responsável falava perante cerca de 30 alunos do Ensino Básico que hoje se deslocaram à APADO - Associação Protetora Animais Domésticos de Ovar, quando destacou que foi precisamente a promoção do bem-estar animal que uniu empresas e associações de proteção animal, durante o dia de hoje. "Trabalhamos todos para o mesmo", reforçou.

A APADO foi uma de dez associações que recebeu o donativo vindo de quatro empresas dos concelhos de Ovar, Santa Maria da Feira, Tomar e Leiria. No total, no âmbito desta iniciativa da IACA - Associação dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, 12 toneladas de alimentos foram doadas, beneficiando 1600 animais. Segundo revelou, o secretário-geral da IACA, Jaime Piçarra, "o total ronda as 50 mil refeições".

 

 

 MG 1712
 MG 1844

 

 

Na ação que decorreu hoje de manhã, em Ovar, a presidente da APADO, Irene Malheiro, destacou o importante contributo que esta doação significa, no que diz respeito à atividade da associação. Por outro lado, o envolvimento das escolas permite "dar a conhecer esta realidade [do abandono animal] e o porquê de tantos animais estarem nesta situação". "Esta é um luta que nunca terá fim, mas que vamos fazendo", reforçou.

 

Quatro empresas do setor da alimentação animal
doaram 12 toneladas de ração a 10 associações
de proteção animal, numa iniciativa da IACA

 

Antes, na primeira ação do dia, cerca de 20 estudantes do Externato de São Miguel de Ovar visitaram a AANIFEIRA - Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira, na Zona Industrial de Mosteiró. A organização de proteção animal recebeu 2 toneladas de alimento, oferecidas pela Ovargado. Para a professora que acompanhou os estudantes do Ensino Básico, Sónia Barge, este momento assume "especial importância na sensibilização para os direitos dos animais, nomeadamente da saúde e da alimentação".

O facto da ação implicar o contacto direto com os animais apoiados por estas instituições, acredita a professora, "aumenta a eficácia da mensagem". Por outro lado, as crianças são um público de especial interesse, uma vez que, para além de representarem o futuro, "podem eles próprios sensibilizar os mais velhos".

 

O mundo da alimentação animal


Para depois de almoço, estava reservada a visita de cerca de 40 estudantes dos Centros Escolares de Ferreira do Zêzere e de Areias ao Canil e Gatil Intermunicipal de Tomar. A tarde incluiu alguns momentos de interação com os animais e a partilha de uma música criada pelos alunos: "O animal é meu amigo / Amigo dele eu sou também / Por isso, nunca o abandono / Se saio, deixo-o com alguém".

 

 

 MG 1943

 MG 1774

 

 

À semelhanças das outras visitas de alunos, a ação incluiu um momento de esclarecimento de dúvidas sobre a alimentação dos animais. Que tipos de ração existem, os ingredientes que as compõem e os cuidados a ter na dosagem foram algumas das questões colocadas. O dia incluiu ainda a visita de estudantes à empresa Avenal Petfood, que ofereceu seis toneladas de alimentos a quatro associações locais.

"Espero que tenham tido um dia diferente", realçou, no final de uma das visitas, Jaime Piçarra, dirigindo-se aos alunos. "Através deste momento, puderam compreender a importância do bem-estar animal - o bem-estar daqueles que são os nossos melhores amigos", concluiu.

Pub Lisboa Games Week
Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Últimas - IACA Students
IACA Students
16 Outubro 2019

No Dia Mundial da Alimentação, a IACA levou a 113 escolas de todo o país uma reflexão sobre "o que comem os animais que nós comemos". A partilha de factos sobre alimentação animal teve como objetivo "permitir a tomada de decisões informadas".

IACA Students
14 Outubro 2019

No dia Mundial da Alimentação, desafiamos professores e alunos a saber mais sobre a alimentação dos animais. Para ajudar na dinamização de atividades colocamos aqui à disposição vários materiais para download.

IACA Students
11 Outubro 2019

Nuno Mota, Diretor de Operações da Raporal, explica-nos a forma como o setor da Alimentação Animal se encontra na vanguarda de áreas como a inovação ou a sustentabilidade ambiental. Tudo isto, sem esquecer o seu impacto global, realça: “Eu contribuo para alimentar o Mundo”.