21 885 47 30 | geral@forum.pt

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC) adquiriu três veículos elétricos para colocar à disposição dos seus colaboradores na realização das tarefas diárias dos serviços técnicos e exploração agropecuária.

 Os veículos têm uma potência de 850W, podem atingir uma velocidade máxima de 24 km/h e uma autonomia de cerca de 40 km, sendo de destacar o facto de possuírem uma caixa de carga com capacidade para 200kg. Trata-se de um investimento a rondar os seis mil euros, com um retorno importante ao nível do consumo de combustível e do contributo para a sustentabilidade ambiental da instituição.

Com o apoio da Presidência do IPC, a ESAC dá assim continuidade à sua política de melhoria de eficiência energética e mobilidade sustentável, prioridade da gestão desde há alguns anos, com resultados efetivos na redução do consumo de energia. Nesta matéria e enquadradas no Programa Eco-Escolas, estão ainda em curso atividades de sensibilização de toda a comunidade escolar para práticas comportamentais mais sustentáveis. Para isso, a Escola contará com o envolvimento direto dos docentes e dos estudantes da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental que abordam a referida temática no seu programa curricular.

A ESAC ministra atualmente cursos de nível superior nas áreas de agricultura, incluindo a produção biológica, biotecnologia, agroalimentar, agroflorestal, ecoturismo, gastronomia e ambiente. Além do ensino, a ESAC desenvolve um conjunto de outras atividades, nomeadamente investigação, apoio à comunidade, produção agrícola, pecuária e florestal, bem como transformação agroalimentar com produção de diversos produtos inovadores, muitos deles ao dispor de toda a comunidade na “Loja da Agrária”.

Pub Megafinalistas
Pub ENEGI2019
Pub IPPortalegre
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
18 Setembro 2019

União em torno de uma estratégia para adaptar a agricultura e as florestas às alterações climáticas e mitigar os seus efeitos.

ReDescobrir a Terra
09 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Arganil (CMA) em consórcio com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P. (ICNF) e a Junta de Freguesia de Benfeita, promove de 9 a 12 de setembro, a ação de formação ambiental “Exploradores - Exploradores@PPSerraAçor” 2019.

ReDescobrir a Terra
03 Setembro 2019

A12ª Edição das Conferências Vida Rural realiza-se a 10 de setembro, na Bibliotexa Municipal de Faro. A fruticultura ocupará lugar de destaque.