21 885 47 30 | geral@forum.pt

Trata-se da conferência Clim4Vitis – Climate change impact mitigation - que terá lugar no edifício de laboratórios da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , de 18 a 20 de fevereiro.

O Clim4Vitis é um projeto H2020 Twinning na área da viticultura e alterações climáticas e pretende consolidar parcerias internacionais e disseminar informação relativa a estas temáticas junto dos stakeholders nacionais na área da vitivinicultura.

Este projeto é coordenado pela UTAD, em consórcio com o Potsdam Institut fuer Klimafolgenforschung (PIK); a Universita degli studi di Firenze (UNIFI); o Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST); e a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), e o objetivo é juntar o know-how destas instituições lideres europeias e promover a transferência de conhecimento, assim como medir e avaliar os impactos das alterações climáticas na viticultura europeia.

Durante três dias os interessados poderão ter contato com especialistas de referência na viticultura e alterações climáticas, destacando-se a conferência do dia 19 à tarde que terá como oradores José Roquete da Esporão, Hans Schultz da Geisenheim University – Alemanha; Benjamim Bois da Universidade de Burgundy – França; Inaki Cortazar do INRA – França; e João Santos da UTAD.

Esta conferência inclui um workshop no dia 18 que visa fornecer uma visão geral de diferentes abordagens de última geração de modelação de videira e abordará a fenologia, o crescimento, pragas e doenças da videira sob diferentes condições ambientais; e no dia 20 um curso de formação avançado dedicado às alterações climáticas e à viticultura, que irá fornecer informação sobre as melhores práticas com valor agregado ao setor.

Esta conferência é organizada pelo CITAB/UTAD, tem entrada livre e gratuita, sujeita a inscrição, e dirige-se a estudantes, investigadores, produtores, empresas e demais interessados nestas temáticas. A participação do setor vitivinícola nacional é particularmente bem-vinda no conjunto dos eventos.

Pub Sitestar
Pub EF_2019_2
Pub Huawey PSmart+
Últimas - ReDescobrir a Terra
ReDescobrir a Terra
22 Maio 2019

Decorreu hoje o Dia Nacional da Agricultura na Escola (DNAe) – ação inserida no programa Redescobrir a Terra, promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Forum Estudante. Por todo o país, milhares de estudantes contactaram diretamente com o setor primário. A FORUM foi até aos Açores, acompanhar as atividades na Ilha de São Miguel, que envolveram cerca de 4000 estudantes.

ReDescobrir a Terra
15 Maio 2019

‘Picos’ é o livro onde a autora britânica Gynelli Leon revela curiosidades sobre estas invulgares plantas, apresentando um diretório de espécies com as suas características e com conselhos sobre a criação.

ReDescobrir a Terra
09 Abril 2019

O empresário português Tiago Sá entrou recentemente na lista da revista Forbes “30 jovens europeus com mais potencial”. Diplomado pela Universidade do Porto, Tiago é cofundador da Wisecrop – empresa tecnológica que faz a diferença na vida de milhares de agricultores.