21 885 47 30 | geral@forum.pt

O investigador das Universidades de Coimbra e Cambridge, deu uma palestra, no dia 4 de novembro, sobre a sua expedição à Antárctica. O biólogo marinho passou grande parte do último inverno e todo o verão de 2014 a estudar o impacto na vida animal do continente gelado, mais propriamente, nos pinguins.

Durante o curso da sua exposição, que tinha como tema "Porque é que os ursos polares não comem pinguins?", o cientista doutorado em Cambridge explicou aspectos fundamentais do estudo da biologia marinha e da investigação académica em geral. O autor de " Experiência Antárctica" diz ainda que as suas palestras tentam quebrar o estereotipo do que é ser-se um cientista e mostrar aos alunos que, nas palavras do próprio, "é possível sonhar, é possível seguirem aquilo que querem seguir mas esta é a altura de dar o litro."

Os objectivos foram, de forma aparente, cumpridos. Numa palestra onde piadas sobre polvos e pinguins e muitas gargalhadas não faltaram, os alunos sentiram-se motivados a expandir o seu conhecimento sobre a área da biologia marinha, uns comprando o livro do autor e outros tirando dúvidas e questões sobre a área e o mundo da investigação académica, como é o caso de Artur Assunção, que descobriu o trabalho do autor quando teve de fazer um trabalho sobre sobre o seu livro. O aluno do 11º ano diz que "até agora não se falou muito sobre a biologia marinha nas aulas como se falou na palestra". Ambos, autor e aluno, mencionaram ainda que este tipo de palestras orienta os alunos da área para uma área de interesse no panorama académico como muitos outros mecanismos no ensino secundário não o fazem.

Todos os alunos que participaram adoraram a sessão e muitos querem que palestras como estas se tornem algo frequente, não só para lhes abrir os horizontes como também dar conhecimento da sua área fora daquilo que é dado nas aulas.

Escrito por: Tiago Costa, WTF Animador Forum Estudante

Pub Megafinalistas
Pub FCH_2019
Pub ENEGI2019
Últimas - Embaixadores Forum
Embaixadores Forum
12 Maio 2017

Como manda a tradição, a Queima iniciou com a Monumental Serenata com atuações de grupos de fados de várias faculdades.

Embaixadores Forum
10 Maio 2017

Animadora da Forum Estudante, Sara Moreira, escreveu um artigo sobre a Semana Aberta do colégio que frequenta, Colégio de Lamas.

Embaixadores Forum
30 Novembro -0001

A animadora Forum Estudante, Ana Lúcia Pedro, da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, criou um novo expositor Forum Estudante, com a ajuda de algumas amigas. A Ana explicou-nos o objetivo da sua criação.