Enquanto uns optam por trabalhos a tempo parcial, aqueles que possuem algum capital disponível alocam parte deste a investimentos de diferentes tipologias, nomeadamente depósitos a prazo, ações e índices bolsistas ou negociação de moedas estrangeiras (Forex). Este último tem-se revelado uma opção plausível, uma vez que existem no mercado plataformas online como a Metatrader 4, que tornam a negociação fácil mesmo para principiantes. Outra opção também atrativa se verifica no mercado imobiliário há já vários anos, onde plataformas como o Casa Sapo, Idealista ou Supercasa permitem identificar boas oportunidades de negócio neste segmento.
Para além dessas, existem outras formas práticas e criativas para os estudantes melhorarem o seu orçamento, muitas das quais com recurso à internet. Neste artigo, propomo-nos a explorar algumas ideias que poderão ajudar os estudantes universitários a equilibrar as suas finanças e, assim, gozarem a sua vida académica em pleno. Boa leitura.
Freelancing
Se é bom em redação, design, programação ou tradução, considere entrar no mundo dos trabalhos freelance (por contra própria). Plataformas de trabalho online como o Upwork, Freelancer e Fiverr permitem encontrar projetos que se ajustam ao cronograma de um estudante. Ao usar as suas competências, poderá ganhar dinheiro extra enquanto aprimora as suas capacidades profissionais.
Explicações
Se se destaca em certas áreas do saber, aproveite para oferecer serviços de tutoria (explicações) a colegas que precisem de ajuda. Não só estará a ajudar outros estudantes a terem sucesso académico, como também poderá reforçar a sua própria compreensão sobre os
temas.
Venda o que já não usa
Sabe aqueles livros, roupas e eletrónicos que já não usa? O que acha de os vender online, em vez de os deixar a ganhar pó no armário? Plataformas como eBay, Custo Justo e Olx tornam fácil converter itens sem uso em dinheiro que pode ser direcionado para as suas despesas académicas (ou outras). Facto é que, segundo o Jornal ECO, são várias as plataformas que registaram crescimentos significativos na procura de artigos em segunda mão, alguns na ordem dos 28%.
Blogging ou Vlogging
Se é apaixonado por um tópico específico, considere criar um blog ou canal no YouTube. Embora isso exija tempo e dedicação, à medida que a sua audiência cresce, poderá ganhar dinheiro através de anúncios e parcerias com marcas, transformando a sua paixão numa fonte de rendimento.
Estudos e sondagens de opinião
As universidades e, em particular os seus departamentos de estudos e sondagens de opinião, como, por exemplo, o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, procuram frequentemente voluntários para participar em projetos remunerados. Além de ganhar dinheiro, estará a contribuir para o avanço da ciência.
Estafeta / Motorista TVDE
Se possui viatura própria, o que achas de se tornar motorista TVDE ou estafeta? São várias as plataformas a operar em Portugal, como a Uber ou Bolt. A grande vantagem deste tipo de emprego prende-se com o facto de, regra geral, ser o próprio motorista / estafeta a definir o seu horário de trabalho.
Transforme o seu talento em dinheiro
Se tem habilidades em artesanato, considere criar produtos artesanais para vender online, em plataformas como a Etsy ou a Amazon Vintage, ou em eventos locais. De joias a artigos de decoração, as suas habilidades criativas podem-se traduzir em capital. Embora a pressão financeira seja uma realidade para muitos estudantes universitários, as ideias que apresentamos assumem-se como possíveis soluções para melhorar o orçamento e enfrentar as despesas relacionadas à universidade. Ao explorar essas oportunidades, poderá não apenas aliviar o seu fardo financeiro, mas também desenvolver competências relacionadas com mercado de trabalho, algo que lhe será certamente útil no futuro.