A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. Apresenta-se como “um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário”. Ainda que tenha uma identidade claramente católica, a JMJ é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja ou sejam de outra religião ou comunidade religiosa. “Todos são muito bem-vindos à JMJ Lisboa 2023, ainda que seja um evento promovido pela Igreja Católica”, explica a organização.

Este tipo de encontro acontece todos os anos, por altura do Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos, o Papa escolhe uma cidade como o local de realização de uma versão internacional deste encontro. Em 2023, Lisboa será a cidade escolhida para acolher o evento.

A primeira edição da Jornada Mundial da Juventude realizou-se em Roma, em 1986. O evento foi instituído pelo Papa João Paulo II e tem percorrido diversos pontos do globo. Em 1995, em Manila (capital das Filipinas), por exemplo, a missa de encerramento da JMJ juntou cerca de cinco milhões de pessoas.

O que é a JMJ 02

O que acontece?

Ao longo de uma semana, jovens provenientes de todo o mundo vão encontrar-se em Lisboa e ser acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe.

Durante a JMJ Lisboa 2023, em especial nos dias 2, 3 e 4 de agosto, decorre o Festival da Juventude, onde são apresentados projetos artísticos, culturais e religiosos protagonizados por jovens peregrinos de todo o mundo. Música, teatro, exposições, conferências, dança e cinema são alguns dos eventos que vão acontecer um pouco por toda a cidade.

 

Inscrições abertas

A JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam. As inscrições já se encontram abertas e são feitas através do site oficial: lisboa2023.org.

De acordo com a informação partilhada no site do encontro, a participação dos peregrinos na JMJ é gratuita, sendo possível participar livremente nos eventos centrais. Para os peregrinos não inscritos, estarão disponíveis setores específicos. Para ajudar a cobrir os custos organizativos, todos os interessados são convidados a inscreverem-se na JMJ e a pagar uma contribuição de participação.