O Pão de Medronho, um produto desenvolvido nos últimos 10 anos pelo chefe de cozinha e nutricionista Rui Lopes, também estudante de mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria e membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), da mesma instituição, acaba de ser disponibilizado ao público, mas, nesta fase de arranque, apenas estará disponível nos distritos de Leiria e Castelo Branco.

De aspeto rústico, o pão de medronho é obtido a partir de farinhas não corrigidas, de longevidade superior, que lhe permitem manter a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil. É aromático e bastante agradável, tornando-se ainda mais delicioso quando torrado, por recomendação do seu criador. Nos últimos anos, a colaboração com a padaria Ritus do Pão, de Monte Redondo, em Leiria, permitiu otimizar a fórmula do pão de medronho que, em julho de 2019, foi distinguido com o terceiro lugar, na quarta edição do Concurso de Ideias Agriempreende, que distingue ideias inovadoras no setor agroalimentar.

Já imaginaste comer pão de medronho 02

«É com grande orgulho que no Politécnico de Leiria assistimos ao sucesso e ao culminar de projetos diferenciadores desenvolvidos pelos nossos estudantes, como é exemplo o pão de medronho do chefe Rui Lopes, com quem temos o privilégio de poder contar enquanto membro do ciTechCare, além de estudante no mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, da ESTM», expressa Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria. «Acredito que, quer pelas propriedades nutricionais únicas, quer pelo sabor e a textura que o distinguem, o pão de medronho será um sucesso e rapidamente estará disponível em todo o país para deleite dos consumidores», antecipa.