21 885 47 30 | geral@forum.pt

Criação de São Castro e António Cabrita abre nova temporada no Teatro Viriato, em Viseu. Para ver a 19 e 20 de setembro, às 21h30.

Colocar em paralelo a música e o corpo – com todo o seu movimento – torna difícil imaginar se será a dança a revelar as características intrínsecas da música, como se a traduzisse; ou a música que enaltece os movimentos do corpo e o dirige numa gestualidade musical. Tal como os antepassados acreditavam, a música torna os sentimentos visíveis, os movimentos reais: ouvimos a música, criamos a dança. Enaltecemos esta relação eterna e inevitável, mantendo a sua individualidade".

É assim que os criadores São Castro e António Cabrita começam por apresentar a sua última criação, "Last", a peça que abre a nova temporada da Companhia Paulo Ribeiro. Assinada pelos seus dois directores artísticos, estreia no palco do Teatro Viriato já a 19 e 20 de Setembro, às 21h30.

A pouco tempo da celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven, "Last" parte de “The Late String Quartets” para dele fazer o principal condutor da coreografia. A poética e a ousadia do compositor alemão são a principal fonte de inspiração para São Castro e António Cabrita, que se deixaram influenciar pela complexidade da sua obra - ainda tão viva - para fazer nascer um trabalho totalmente dedicado à relação entre o corpo humano e a música.

E para tornar essa relação ainda mais literal e presente, "Last" conta com a interpretação ao vivo do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Composto por Vítor Vieira (1.º violino), Juan Carlos Maggiorani (2.º violino), Jorge Alves (viola) e Teresa Valente Pereira (violoncelo), o Quarteto é um dos agrupamentos mais profícuos em Portugal, desenvolvendo um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia.

Em "Last", as interpretações são de Ana Moreno, Ester Gonçalves, Guilherme Leal, Miguel Santos e Rosana Ribeiro. A direcção, coreografia, o espaço cénico, o desenho de luz e os figurinos estão a cargo de António Cabrita e São Castro. A direcção técnica e consultoria ao desenho de luz é de Cristovão Cunha.

Os preços dos bilhetes variam entre os cinco e os dez euros, sendo que é permitida a entrada a crianças desde que maiores de seis anos. Mais informações aqui.

"Last" é uma produção da Companhia Paulo Ribeiro e co-produção do Teatro Municipal do Porto, do São Luiz Teatro Municipal e do Teatro Viriato em Viseu. Tem ainda o apoio do Município de Viseu no âmbito do programa Viseu Cultura.

Pub Study Abroad Portugal
Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Últimas - Artes
Artes
16 Outubro 2019

José Neves e Margarida Vila-Nova são Pedro e Inês em 'Reinar Depois de Morrer', em cena de 25 de outubro a 17 de novembro.

Artes
15 Outubro 2019

Exposição 'Um Século e Tanto: 130 anos National Geographic” estará patente de 18 de outubro a 19 de julho, no renovadas instalações do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Artes
14 Outubro 2019

Criadores da Escola de Moda de Lisboa (EML) apresentam os seus trabalhos no dia 24 de outubro, pelas 20h30, no Largo de São Carlos. Evento inclui também  um desfile intergeracional.