21 885 47 30 | geral@forum.pt

Na sequência da apresentação da candidatura relativa ao aviso do Fundo Ambiental Repensar Rios e Ribeiras, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) celebrou a assinatura do respetivo contrato para um financiamento de 50 mil euros do Projeto Rios. 

A cerimónia decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, no Parque das Nações em Lisboa, contando com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e Ministro do Ambiente. O financiamento do Fundo Ambiental através do aviso "Repensar Rios e Ribeiras" vai ao encontro dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) que, de acordo com as declarações ao Expresso do ministro do Ambiente João Matos Fernandes, "assume o compromisso de promover uma maior consciência ambiental da população, estimulando valores e atitudes de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos e na valorização do território".

Constituída por um variado leque de ações de Educação Ambiental, a candidatura que a ASPEA apresentou contribuirá para reforçar o voluntariado ambiental e a participação social na proteção e conservação dos ecossistemas ribeirinhos com o intuito de promover a participação e responsabilização do público, em geral, e da comunidade educativa, em particular, no compromisso com a Educação Ambiental para a proteção dos recursos hídricos, em geral, e dos rios e ribeiros, em particular. Pretende-se, desta forma contribuir para uma cidadania ativa e ciência cidadã que conjugue a equidade entre gerações, a proteção da biodiversidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

O Projeto Rios é um projeto ibérico coordenado, a nível nacional, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e que incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.

Através das ações propostas na candidatura aprovada, Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção nacional da ASPEA, espera poder "melhorar o nível de conhecimento sobre as diversas temáticas ambientais abordadas no Projeto Rios; colocar crianças, jovens e adultos no centro das ações de Educação Ambiental (EA) que ajudam no reconhecimento da importância dos nossos rios e ribeiras para o equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos". Por outro lado, reforça Joaquim Ramos Pinto que a diversidade das ações propostas permitem estimular a participação da sociedade civil para a conservação e vigilância das zonas ribeirinhas; promover a formação contínua de professores e monitores para a implementação do Projeto Rios e, ainda, elaborar novos produtos didáticos e pedagógicos de apoio à implementação do Projeto Rios em todo o território nacional incluindo nos arquipélagos dos Açores e da Madeira".

Através deste financiamento ao "Projeto Rios" a ASPEA compromete-se a realizar ações de divulgação em regiões com menor participação no Projeto Rios; realizar encontros de grupos do PR e ações de voluntariado ambiental; promover a divulgação do projeto em diferentes eventos de EA e de divulgação científica, promover um encontro nacional de monitores do PR e 8 cursos de formação, assim como dois concursos de curtas-metragens e de fotografia, para além de apoiar atividades de saídas de campo e realização de oficinas experimentais em escolas que solicitem apoio nestas áreas e estejam inscritas no Projeto Rios.

Para participação nas atividades do Projeto Rios os interessados devem solicitar apoio através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 913563158. A oferta de atividades encontra-se disponível aqui

(Foto de Vera Menino)

Pub ENEGI2019
Pub IPPortalegre
Pub FCH_2019
Últimas - Lifestyle
Lifestyle
13 Setembro 2019

A 22 de Setembro, a partir das 10h00, movimento desafia a população a sair à rua para limpar as suas zonas de residência. Mais de 30 cidades já aderiram.

Lifestyle
10 Setembro 2019

A 13 de S«setembro, a capital vai vestir-se de branco e dinamizar o comércio com as lojas abertas com descontos até as 23h. A cantora Wanda Stuart e o judoca Nuno Delgado são os embaixadores.

Lifestyle
23 Agosto 2019

A 25 de agosto, o Oceanário de Lisboa promove sessões de plasticologia na Avenida de Liberdade, que estará fechada ao trânsito das 11h às 19h. Por lá poderás viver a rua sem carros e experimentar diversas atividades.