21 885 47 30 | geral@forum.pt

Campanha de sensibilização assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra hoje, 10 de outubro.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) lança hoje, no Dia Mundial da Saúde Mental, uma campanha de sensibilização para a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no adulto. Esta iniciativa tem como objetivo alertar os estudantes do Ensino Superior para a importância do diagnóstico precoce desta doença.

A campanha vai decorrer ao longo do mês de outubro, com o apoio de várias associações de estudantes de todo o país que, através das redes sociais e distribuição de flyers, irão informar alunos, professores e não docentes para a correta identificação dos sinais de alerta mais comuns desta condição.

A PHDA é uma doença neuropsiquiátrica crónica na qual se verificam alterações no funcionamento cerebral e cognitivo, que resultam na desatenção, agitação motora e impulsividade invulgares para a idade do indivíduo. Estima-se que cerca de quatro por cento dos adultos sofre desta perturbação atualmente. Entre os sintomas mais comuns estão a desorganização e incapacidade de foco, a inquietação motora, a tomada de decisões precipitadas, a dificuldade em realizar atividades que requeiram calma e esforço mental e a comunicação excessiva.

"Dado que a PHDA em jovens adultos se pode manifestar em contexto escolar/profissional, importa trabalhar no sentido de consciencializar as comunidades académicas para a correta identificação de uma doença que, quando não tratada, pode levar ao insucesso escolar, baixa autoestima, isolamento social, propensão para comportamentos de risco (consumo de drogas e álcool, gravidez não planeada, etc.), bem como ao risco de desenvolver outras doenças, como depressão ou transtornos de personalidade", explica Joaquim Cerejeira, Diretor Clínico da UPPC.

O psiquiatra acrescenta que "mais do que informar para o conhecimento da doença, esta campanha pretende, acima de tudo, promover o diagnóstico atempado, de modo a que possam ser implementadas estratégias terapêuticas eficazes, que permitam minimizar as consequências negativas desta perturbação e assegurar a qualidade de vida do indivíduo e respetiva família."

A UPPC disponibiliza uma consulta de Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção para adultos que sofrem desta doença, através da qual se aposta numa abordagem terapêutica que inclui intervenções psicoterapêuticas e farmacológicas. A longo prazo é comum a combinação das duas opções, para resultados mais positivos. Contudo, em casos mais isolados e a curto prazo, a eficácia do tratamento é alcançada com o uso de fármacos.

Pub IPSantarem
Pub ENEGI2019
Pub Megafinalistas
Últimas - Lifestyle
Lifestyle
13 Setembro 2019

A 22 de Setembro, a partir das 10h00, movimento desafia a população a sair à rua para limpar as suas zonas de residência. Mais de 30 cidades já aderiram.

Lifestyle
10 Setembro 2019

A 13 de S«setembro, a capital vai vestir-se de branco e dinamizar o comércio com as lojas abertas com descontos até as 23h. A cantora Wanda Stuart e o judoca Nuno Delgado são os embaixadores.

Lifestyle
23 Agosto 2019

A 25 de agosto, o Oceanário de Lisboa promove sessões de plasticologia na Avenida de Liberdade, que estará fechada ao trânsito das 11h às 19h. Por lá poderás viver a rua sem carros e experimentar diversas atividades.