21 885 47 30 | geral@forum.pt

O consumo de iogurte pode reduzir o risco de contrair diabetes tipo 2.

Apesar do consumo de produtos lácteos ter sido desaconselhado por diversos nutricionistas, a Unidade de Epidemiologia Médica da Universidade de Cambridge realizou um estudo com 4255 pessoas durante 11 anos e concluiu que os consumidores de iogurtes desnatados têm um risco 28% menor de se tornarem diabéticos, face às pessoas que não consomem iogurtes.

Segundo a investigadora Nita Forouhi, "esta investigação realça o papel que determinados alimentos podem ter na prevenção da diabetes tipo 2".

Durante a investigação foi possível verificar que as pessoas que consumiam mais produtos lácteos fermentados (queijo ou iogurte), baixos em calorias, tiveram uma menor probabilidade de contrair diabetes. Por outro lado, os dados relativos apenas ao consumo de iogurte, excluindo outros produtos lácteos, registaram que o risco de contrair diabetes é ainda mais baixo.

É a vitamina K2 que reduz a probabilidade de contrair esta doença, visto que está associada a uma menor resistência insulínica. Além disso, a propriedade anti-inflamatória das bactérias probióticas está igualmente associada à prevenção da diabetes.

Curiosidade:

A diabetes é uma das doenças mais comuns nos países ocidentais. Em Portugal exitem entre 400 a 500 mil pessoas com diabetes, o que significa 5% da população nacional.

{module Always On}

{module Pub}

Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Lifestyle
Lifestyle
15 Outubro 2019

Projeto U-Bike evita 17 mil kg de emissões de CO2 no distrito de Leiria.

Lifestyle
02 Outubro 2019

Os Cervejeiros de Portugal promovem a 17 de outubro, às 15h00, no Auditório da Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, um encontro com influenciadores e jovens do ensino secundário.

Lifestyle
13 Setembro 2019

A 22 de Setembro, a partir das 10h00, movimento desafia a população a sair à rua para limpar as suas zonas de residência. Mais de 30 cidades já aderiram.