21 885 47 30 | geral@forum.pt

Universidade de Aveiro e Politécnico de Setúbal desenvolvem Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TP-ALPE).

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) conceberam um teste que permite avaliar o desenvolvimento linguístico, ao nível da semântica, da morfossintaxe e da fonologia, em crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.

O TP-ALPE pretende ajudar a minimizar a percentagem de crianças (aproximadamente 10%) que chegam ao 1º ciclo do ensino básico com perturbações de linguagem por diagnosticar.

Marisa Lousada, professora na Escola Superior de Saúde da UA explica que os "educadores de infância, psicólogos ou pediatras podem usar o instrumento para um despiste rápido de uma perturbação no desenvolvimento linguístico das crianças e sempre que necessário devem fazer o encaminhamento para um terapeuta da fala".

Por outro lado, através do Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar, os terapeutas da fala podem não só avaliar detalhadamente as competências linguísticas das crianças, como poderão estabelecer um plano de intervenção específico de acordo com os problemas encontrados.

{module Always On}

{module Top}

Pub Guia Pós-Graduações 2019
Pub Guia Prático Estudante 2019
Pub
Últimas - Lifestyle
Lifestyle
27 Março 2019

A National Geographic apresenta a 29 de abril, no Porto, a 3.ª edição deste evento que desafia os portugueses a assumirem o compromisso de escolher entre o nosso planeta ou o plástico.

Lifestyle
26 Março 2019

O Dia do Cão regressa ao Canil Municipal de Torres Vedras a 30 de março.

Lifestyle
05 Fevereiro 2019

Concurso marcará presença em 17 cidades de todo o mundo. Os concorrentes enfrentam o desafio de desenhar, em apenas um dia, produtos inovadores relacionados com o espaço de banho.