21 885 47 30 | geral@forum.pt

Universidade de Aveiro e Politécnico de Setúbal desenvolvem Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TP-ALPE).

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) conceberam um teste que permite avaliar o desenvolvimento linguístico, ao nível da semântica, da morfossintaxe e da fonologia, em crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.

O TP-ALPE pretende ajudar a minimizar a percentagem de crianças (aproximadamente 10%) que chegam ao 1º ciclo do ensino básico com perturbações de linguagem por diagnosticar.

Marisa Lousada, professora na Escola Superior de Saúde da UA explica que os "educadores de infância, psicólogos ou pediatras podem usar o instrumento para um despiste rápido de uma perturbação no desenvolvimento linguístico das crianças e sempre que necessário devem fazer o encaminhamento para um terapeuta da fala".

Por outro lado, através do Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar, os terapeutas da fala podem não só avaliar detalhadamente as competências linguísticas das crianças, como poderão estabelecer um plano de intervenção específico de acordo com os problemas encontrados.

{module Always On}

{module Top}

Pub Lisboa Games Week
Pub Megafinalistas
Pub Study Abroad Portugal
Últimas - Lifestyle
Lifestyle
15 Outubro 2019

Projeto U-Bike evita 17 mil kg de emissões de CO2 no distrito de Leiria.

Lifestyle
02 Outubro 2019

Os Cervejeiros de Portugal promovem a 17 de outubro, às 15h00, no Auditório da Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, um encontro com influenciadores e jovens do ensino secundário.

Lifestyle
13 Setembro 2019

A 22 de Setembro, a partir das 10h00, movimento desafia a população a sair à rua para limpar as suas zonas de residência. Mais de 30 cidades já aderiram.