21 885 47 30 | geral@forum.pt

Segundo a revista americana “Travel+ Leisure” (turismo e lazer), a estação ferroviária de S. Bento no Porto

, está entre as 16 estações mais belas do mundo. Na edição online pode-se ler a opinião que os mesmos formaram acerca da estação da invicta: ”Se o exterior é certamente bonito - e traz-nos à memória a arquitectura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra - , é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar. “

Nesta lista pode-se encontrar a Gare du Nord em Paris, os jardins interiores de Atocha em Madrid, as estações de Kanazawa no Japão e o terminal Arte Nova do Expresso Oriente em Melbourne, na Austrália.

A estação de S. Bento foi construída entre 1913 e 1916, e embora a projecção desta obra seja atribuída a Gustave Eiffel, a verdade é que esta é uma construção que pertence aos arquitectos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa.

Os azulejos, assentados em 1915, representam cenas da história de Portugal, como Egas Moniz perante o rei de Leão, o casamento de D. João I, a conquista de Ceuta mas também temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e no friso superior é mesmo retratada a evolução dos transportes.

Pub IPSantarem
Pub Megafinalistas
Pub IPPortalegre
Últimas - Pancadas
Pancadas
19 Agosto 2019

Diz-se por aí que esta é uma estação tramada para acelerar corações e soltar borboletas na barriga. Mas nem todas as paixões são iguais: trazemos-te, pelo menos, quatro tipos diferentes. 

Pancadas
18 Junho 2019

A FORUM encontrou o Cupido num baile de Santo António. O aspeto não era dos melhores: olheiras, cabelo desgrenhado e até uma insólita barba de três dias. O “cestinho das setas”, como lhe chamou, estava quase vazio e essa pode mesmo ser a explicação. “Férias?! No verão, não consigo sequer respirar. Disparo, em média, setas de três em três segundos”.

Pancadas
22 Junho 2018

Não se enganem, meus caros. Se o verão tivesse insta, passaria 23 horas por dia a fazer posts e stories: pores do sol na praia, gelados artesanais no jardim, petiscos na esplanada ou saltos para a piscina. Teremos dados móveis para isto tudo? Observei as estrelas para encontrar a resposta.