21 885 47 30 | geral@forum.pt

Estado de contentamento físico e espiritual; tranquilidade, conforto. Assim se define bem-estar no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Queres saber o que fazer para te sentires assim? A FORUM mostra-te o caminho a seguir...

A importância do pequeno-almoço
Gostavas de acordar sempre bem-disposto e cheio de energia positiva para gastar ao longo do dia? Fica a saber que começar o dia com um bom pequeno-almoço é a melhor forma de restabelecer os níveis de energia, aumentar a atenção e garantir um bom sentido de humor e bem-estar.
O pequeno-almoço deve ser variado e ter em conta a ingestão de leite e derivados, cereais ou pão pouco refinados e de fruta ou sumo. Minerais, lacticínios, cereais pouco refinados ou integrais e fruta são essenciais para atingir as doses diárias recomendadas de vitaminas, minerais, cálcio e fibra.

E que tal uma volta de bicicleta pela manhã?
Desporto, alimentação saudável e actividades que permitem bem-estar físico e psicológico. Fixa estes três termos, por vão ajudar-te a viver em forma. “O volei e o futebol de praia, ou outras actividades, quer sejam aquáticas (como a natação, canoagem, mergulho…) ou mais radicais (como o surf, o kite-surf ou a vela) são excelentes opções para gastar as calorias durante o período de Verão. Para quem preferir algo mais calmo, o ioga ao pôr-do-sol ou uma boa caminhada de aproximadamente 50 minutos, em passo ritmado, são boas alternativas. Convém que estas actividades sejam realizadas fora dos horários de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00)”, como aconselha Rui Sousa Lopes, dietista (especialista em Nutrição Clínica) e formador de Nutrição Desportiva no CEFAD (Centro de Estudos de Formação e Actividade Desportiva).

Preciso mesmo de uma massagem!
Uma vida saudável exige mais do que praticar desporto e ter cuidados com a alimentação. Primeiro, deves ter cuidado com a postura, pois a forma como te sentas pode, numa fase posterior, condicionar o bem-estar físico. Depois, para quem não é adepto do desporto, eis duas boas razões para desfrutares de uma relaxante massagem:

1 - Como forma de manutenção e prevenção de riscos da saúde (se passares muitas horas numa posição: a jogar no computador, por exemplo).
2 – Como complemento para quem pratica alguma actividade física mais leve (como caminhadas duas a três vezes por semana).

Cuidado com o coração!!!
Quase metade dos alunos do secundário (49%) de Lisboa tem pelo menos um factor de risco para desenvolver problemas cardíacos. Os dados são do estudo "Coração Jovem", realizado em oito escolas da região de Lisboa e apresentado pela investigadora Mafalda Bourbon, em Julho, no Instituto Ricardo Jorge (Insa). O estudo envolveu 854 alunos de oito secundárias da região.
De acordo com a investigadora, entre os factores de risco mais comuns estão a obesidade, hipertensão e o fumo. Em relação ao exercício físico, 55% dos jovens inquiridos revelaram praticar menos de uma hora por semana fora da escola, enquanto cerca de 60% passam mais de uma hora por dia a ver televisão ou sentados frente ao computador/consola de jogos.
Ainda antes de se avançar para um estudo a nível nacional, aqui fica o alerta: atenção ao excesso de peso, colesterol, tensão alta, hábitos alimentares, excesso de álcool e tabaco. Como sabes, os problemas cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal e é importante prevenir!

Pub IPPortalegre
Pub ENEGI2019
Pub IPSantarem
Últimas - Pancadas
Pancadas
19 Agosto 2019

Diz-se por aí que esta é uma estação tramada para acelerar corações e soltar borboletas na barriga. Mas nem todas as paixões são iguais: trazemos-te, pelo menos, quatro tipos diferentes. 

Pancadas
18 Junho 2019

A FORUM encontrou o Cupido num baile de Santo António. O aspeto não era dos melhores: olheiras, cabelo desgrenhado e até uma insólita barba de três dias. O “cestinho das setas”, como lhe chamou, estava quase vazio e essa pode mesmo ser a explicação. “Férias?! No verão, não consigo sequer respirar. Disparo, em média, setas de três em três segundos”.

Pancadas
22 Junho 2018

Não se enganem, meus caros. Se o verão tivesse insta, passaria 23 horas por dia a fazer posts e stories: pores do sol na praia, gelados artesanais no jardim, petiscos na esplanada ou saltos para a piscina. Teremos dados móveis para isto tudo? Observei as estrelas para encontrar a resposta.