21 885 47 30 | geral@forum.pt

1/3 dos jovens com 13 anos são consumidores de bebidas alcoólicas e metade dos jovens com 15 anos já se embebedaram. Estes são números vão estar em debate no 3º Congresso Português de Hepatologia.



O consumo em excesso de álcool apresenta-se como uma das causas principais para o desenvolvimento de doenças do foro hepático, sendo a cirrose hepática a mais vulgar e a 10ª causa de morte em Portugal. Dados preocupantes, sobretudo se considerarmos a taxa de adolescentes portugueses que consomem álcool em excesso. De acordo com a SPH, existem cerca de 2 milhões de adolescentes em risco devido ao consumo excessivo de álcool, sendo que 1/3 dos jovens com 13 anos são consumidores de bebidas alcoólicas e metade dos jovens com 15 anos já se embebedaram.

O tema do consumo de álcool em excesso será transversal ao programa do 3º Congresso Português de Hepatologia (a decorrer hoje e amanhã) que irá também abordar outras patologias do foro hepático, nomeadamente as hepatites B e C. Em Portugal, estão diagnosticados cerca de 150.000 a 200.000 casos de doença crónica e vírus B e C – Hepatite Crónica e Cirrose. No caso da Hepatite C, a chamada hepatite silenciosa porque se pode manter assintomática por 3 ou 4 décadas, estima-se que o número de incidências possa variar entre as 170.000 e as 200.000 pessoas infectadas.

Estes números são relevantes e preocupantes já que quando existe uma manutenção da doença sem os devidos cuidados terapêuticos, o fígado pode evoluir para cirrose, que mais tarde pode vir a descompensar sendo necessário um transplante. Prevê-se que até ao final de 2015 haja um aumento de 70% nos casos de cancro do fígado e as necessidades de transplante hepático em Portugal estão 400% acima da média. É importante referir que geralmente o cancro do fígado se desenvolve num fígado cirrótico e raramente num fígado são.

Estes e outros temas estarão em debate durante este 3º Congresso Português de Hepatologia, promovido e organizado pela SPH – Sociedade Portuguesa de Hepatologia. Com a participação de alguns dos mais conceituados especialistas nesta área, em Portugal e na Europa, este Congresso será uma óptima oportunidade de actualização sobre o impacto das doenças do foro hepático, o que se está a fazer em Portugal e na Europa no sentido de divulgar os comportamentos de risco e ajudar a prevenir as doenças hepáticas.

Site da Sociedade Portuguesa de Hepatologia 

Pub Megafinalistas
Pub IPSantarem
Pub ENEGI2019
Últimas - Pancadas
Pancadas
19 Agosto 2019

Diz-se por aí que esta é uma estação tramada para acelerar corações e soltar borboletas na barriga. Mas nem todas as paixões são iguais: trazemos-te, pelo menos, quatro tipos diferentes. 

Pancadas
18 Junho 2019

A FORUM encontrou o Cupido num baile de Santo António. O aspeto não era dos melhores: olheiras, cabelo desgrenhado e até uma insólita barba de três dias. O “cestinho das setas”, como lhe chamou, estava quase vazio e essa pode mesmo ser a explicação. “Férias?! No verão, não consigo sequer respirar. Disparo, em média, setas de três em três segundos”.

Pancadas
22 Junho 2018

Não se enganem, meus caros. Se o verão tivesse insta, passaria 23 horas por dia a fazer posts e stories: pores do sol na praia, gelados artesanais no jardim, petiscos na esplanada ou saltos para a piscina. Teremos dados móveis para isto tudo? Observei as estrelas para encontrar a resposta.