21 885 47 30 | geral@forum.pt

O Festival Novos Realizadores, Novo Cinema integrará, pela primeira vez, um prémio para a competição nacional de curtas. Entre 24 de Junho e 1 de Julho, em Espinho, será ainda possível assistir a diversos painéis, oficinas e estudos de caso.

 

André Gil Mata, Pedro Cabeleira, Duarte Coimbra, Pedro Pinho e Miguel Gonçalves Mendes são alguns dos novos nomes confirmados no Director's Hub, espaço dedicado a pensar e debater o papel da realização. O Grande Prémio Nacional continua a apostar na jovens cineastas cujo trabalho promete vir a marcar o panorama do cinema nacional nos próximos anos. No total serão 15 curtas portuguesas, a maior parte das quais em estreia mundial, que poderão ser vistas no festival espinhense. Dos regressos de Bernardo Lopes, Bruno Carnide ou Rúben Sevivas, até à estreante Leonor Bettencourt Loureiro, cineasta local. No quadro das sessões espaciais, destaque à exibição de uma versão inédita de 'José e Pilar', o filme que levou Miguel Gonçalves Mendes à shortlist para os Óscares e que acompanha a vida do único Nobel da Literatura português e da sua esposa, Pilar del Rio, enquanto este termina um dos seus livros. Ainda no quadro do cinema nacional, o FEST integrará um ciclo de filmes que assinalam as comemorações dos 20 anos da Agência da Curta Metragem, aqui escolhidos pelo realizador Gonçalo Almeida.

Comprometido com a sua missão enquanto espaço de divulgação para novos realizadores, o FEST integra ainda diversos filmes de escola. Desde logo com a inclusão dos filmes que, ao longo do ano, foram criados nos workshops com os Agrupamentos de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e Dr. Manuel Laranjeira, e a selecção de oitos primeiras obras de alunos de escolas de ensino superior nacionais na competição NEXXT, passando pelas animações da secção infanto-juvenil do evento, FESTinha.

O programa final das secções não competitivas e competitivas do Fest - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema pode ser consultado no site do evento, assim como a lista de confirmações e conteúdos para a vertente profissional do evento (Training Ground e Pitching Forum). Uma das novidades para a 15ª edição do festival será a integração de um ciclo de oficinas, debates e conferências dedicadas a pensar o lugar da realização no cinema (Director's Hub), que integrará diversos painéis com nomes consagrados e novos valores da cinematografia portuguesa. Um painel sobre a portuguese new wave e um estudo de caso do filme 'A Árvore', de André Gil Mata, são alguns dos conteúdos já anunciados.

Pub Huawey PSmart+
Pub
Pub Guia Prático Estudante 2019
Últimas - Cinema e TV
Cinema e TV
22 Julho 2019

O 23º Festival Internacional de Cinema abre a 24 de julho, no Auditório Paroquial de Avanca, com a cerimónia de entrega de prémios do ano anterior e com a estreia mundial de “A Tua Vez”, o mais recente filme de Cláudio Jordão e David Rebordão.

Cinema e TV
18 Julho 2019

Projeto-paixão do galardoado Guillermo del Toro (‘A Forma da Água’), realizado por André Øvredal (‘A Autópsia de Jane Doe’), ‘Histórias Assustadoras para Contar no Escuro’ estreia a 15 de agosto.

Cinema e TV
17 Julho 2019

Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa realiza-se de 10 a 15 de setembro, no Cinema São Jorge.