21 885 47 30 | geral@forum.pt

Guionista e realizador iraniano Arash T. Riahi é o primeiro convidado confirmado do A Quatro Mãos 19. Artista distinguido com mais de 70 prémios internacionais chega ao evento através do programa Sources 2.

Guionista, realizador e produtor, Arash T. Riahi nasceu em 1972 no Irão, tendo-se exilado para Viena em 1982. Ainda como estudante na Universidade de Viena, trabalhou como freelancer em programas de arte para a Austrian Broadcasting Corporation ORF e fundou a sua própria produtora. Até à data, produziu mais de 40 filmes para cinema e televisão, que acumularam mais de 70 prémios internacionais. O especialista é o primeiro convidado confirmado do A Quatro Mãos – Encontros de Escrita para Cinema e Audiovisual, uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema cuja segunda edição decorre entre 22 e 24 de novembro no Centro Cultural de Cascais.

Arash T. Riahi vai orientar uma masterclass sobre o processo de mentoria durante a escrita de guiões de projetos de ficção e documentário. A sessão terá como foco principal abordar métodos para ultrapassar obstáculos durante o processo de escrita, dos pontos de vista do mentor, produtor, script advisor e guionista. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas AQUI

“The Souvenirs Of Mr. X”, “Exile Family Movie”, “Everything Will Not Be Fine”, “Mississippi”, “For a Moment Freedom”, “Kinders” e o projeto cross-media “Everyday Rebellion (The Riahi Brothers)” são alguns dos projetos com assinatura de Arash T. Riahi. A sua primeira longa-metragem “For a Moment Freedom”, desenvolvida através do Sources 2, arrecadou 31 prémios a nível internacional e foi o candidato austríaco aos Óscares 2010. Atualmente, Arash colabora como professor e mentor para entidades como Austrian Broadcasting Network, Scottish Film Institute, Goethe Institute Dublin, European Documentary Network ou East Documentary Platform Prague, sendo que, desde 2010, trabalha como mentor/script adviser para projetos de ficção e documentário no programa Sources 2.  Trata-se de um programa de formação para cineastas europeus que trabalhem na área da escrita e desenvolvimento de projetos. Graças a esta rede, já se realizaram mais de 100 workshops em 22 países europeus e foram desenvolvidos mais de 170 filmes. Os Sources 2 Script Development Workshops foram concebidos para guionistas profissionais e equipas de guionistas/realizadores/produtores com projetos em desenvolvimento de longa-metragem de ficção e documentário.

O evento A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Audiovisual reunirá, durante três dias, reconhecidos criadores nacionais e internacionais ligados ao cinema, televisão e novas plataformas, num programa intensivo de masterclasses, workshops e debates em torno da escrita audiovisual. A primeira edição decorreu em 2017 e contou com cerca de 30 oradores internacionais e nacionais, entre os quais Jim Sheridan, James Bonnet, Anna Muylaert, Roger Gual, ou os portugueses Joa?o Botelho, Marco Martins, Tiago R. Santos, Bruno Nogueira, Nuno Markl, Leonor Teles, entre outros.

 

 

 

Pub Megafinalistas
Pub Glion2
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Cinema e TV
Cinema e TV
22 Outubro 2019

Baseada na história intemporal de H.G Wells, série de 8 episódios estreia a 28 de outubro, às 21h40, com emissão às segundas-feiras, às 21h30.

Cinema e TV
21 Outubro 2019

Em 'O Traidor', o realizador Marco Bellocchio adapta para cinema a história verídica de Tommaso Buscetta, membro da Cosa Nostra, que deixou uma marca indelével na luta contra a Máfia italiana nos anos 80.

Cinema e TV
18 Outubro 2019

'Outra Escola' estreia a 27 de outubro, às 18h55, na RTP2. Em 13 episódios dá voz a alunos, pais e professores.