21 885 47 30 | geral@forum.pt

Foi criado há 30 anos e continua a ser um sucesso. O recorde mundial de rapidez a resolvê-lo é de 7,08 segundos. Aceitas o desafio?

Já foram vendidos 350 milhões em todo o mundo e é um dos quebra-cabeças que fascinam muitos miúdos e graúdos. O Cubo, que inicialmente foi baptizado com o nome de “Cubo Mágico”, acabou por ser baptizado como Rubik pela empresa americana que o comercializou nos anos 80. Foi inventado por Ernõ Rubik graças a um dilema de geometria tridimensional e o sucesso foi tal que, na década de 80, estima-se que um quinto da humanidade tivesse jogado com o cubo.

Há 43 quintiliões de combinações possíveis. O recorde mundial de rapidez foi registado pelas mãos do holandês Erik Akkersdijk, que em 2008 conseguiu resolver o cubo em apenas 7,08 segundos. Os recordes nacionais são de 15,91 segundos, para Vasco Vasconcelos, e de 16,19 segundos, para António Dias.

Quem inventou o cubo mais famoso do mundo?

Erño Rubik nasceu em Julho de 1944, em Budapeste, na Hungria. É arquitecto, com pós-graduado em Arquitectura de Interiores. Durante quatro anos trabalhou conciliou esta profissão com o dar aulas na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados, em Budapeste.
Inventou o cubo em 1974, com 30 anos, e patenteou-o um ano depois. O sucesso começa nos anos 80, altura em que começa a ser comercializado nos Estados Unidos. Três anos depois surge o Rubik Studio, de forma a dedicar-se a tempo inteiro, e em exclusivo, à criação de jogos.
Actualmente, o criador deste cubo está reformado e continua a viver na Hungria.

 

Aprende mais sobre o Cubo Rubik em:

http://www.rubiks.com/

Pub ENEGI2019
Pub Megafinalistas
Pub IPPortalegre
Últimas - Tecnologia
Tecnologia
10 Setembro 2019

Derradeira etapa da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 13 de setembro. 

Tecnologia
27 Agosto 2019

Conferência realiza-se no dia 11 de outubro, em Oeiras, e promete "as últimas novidades da programação e as práaticas que estão na origem das aplicações web mais inovadoras". A participação é gratuita. 

Tecnologia
26 Agosto 2019

A Porto Business School, a Escola de Negócio da Universidade do Porto, criou o primeiro podcast de uma Escola de Negócio em Portugal, onde conversa com convidados sobre as principais temáticas da atualidade a nível de inovação e tecnologia.